Blog do Dina - Incêndio na BR-101 pode ter sido intencional, diz Corpo de Bombeiros


Incêndio na BR-101 pode ter sido intencional, diz Corpo de Bombeiros

4 de novembro de 2022 às 13:37

O incêndio que atingiu um terreno baldio, nas proximidades da BR-101, em Parnamirim, na Grande Natal, pode ter sido causado intencionalmente pela ação humana. De acordo com Victor Hugo, comandante do 1º subagrupamento da unidade do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) em Natal, a suposição se apoia no horário em que o fogo se alastrou, indicando que foi necessária alguma fonte de calor para dar início ao incêndio.

Ele reforça, no entanto, que ainda não há confirmação sobre o caso. A Tribuna do Norte tentou contato com a Polícia Civil no fim da manhã desta sexta-feira (3), para confirmar se o órgão está investigando as motivações do incêndio, mas não obteve resposta até o fechamento deste texto.  

O fogo no terreno baldio começou no fim da tarde desta quinta-feira (3), a poucos metros do rio Pitimbu, no bairro de Emaús, em Parnamirim. Além de viaturas do Corpo de Bombeiros, um caminhão-pipa foi levado para a área para aumentar as reservas de água. O incêndio foi totalmente controlado por volta das 21h e, apesar do trecho ficar próximo a vários condomínios, não deixou vítimas.

Victor Hugo explica que a ocorrência de incêndios é comum no segundo semestre do ano e, dentre outros fatores, podem ocorrer acidentalmente pela mudança na cultura de plantação, queima de lixo em terrenos baldios e descarte incorreto de bitucas de cigarro. 

Segundo o Corpo de Bombeiros do Estado (CBM), mais de 300 ocorrências de incêndios florestais foram registradas no Rio Grande do Norte entre os meses de agosto e setembro deste ano. A média foi de cinco ocorrências por dia. 

No caso das  mudanças ligadas à agricultura, em especial, o fogo pode partir pela adoção da técnica da coivara. O procedimento consiste em cortar e queimar a vegetação de um terreno para, na sequência, limpá-lo e adubá-lo com as cinzas. O  problema, contudo, é que a técnica da coivara que pode estimular a queima acidental da vegetação nativa. 

O comandante recomenda, nesse sentido, que a população adote algumas medidas para auxiliar no combate às queimadas. Estão entre elas não colocar fogo em terreno baldio para queima de lixo, limpar áreas de mata sem recorrer ao uso do fogo, descartar fósforos e bitucas de cigarro no lixo.

Tribuna do Norte