Blog do Dina - Ovacionado, Lewis Hamilton recebe título honorário na Câmara dos Deputados


Ovacionado, Lewis Hamilton recebe título honorário na Câmara dos Deputados

7 de novembro de 2022 às 16:47

O piloto britânico heptacampeão mundial de Fórmula 1 Lewis Hamilton recebeu um título de cidadão honorário brasileiro em uma cerimônia aberta ao público no Congresso Nacional nesta segunda-feira (7), às 14h. É a primeira vez na história do Brasil que este título é concedido.

O título foi sugerido pelo deputado federal André Figueiredo em 2021 após a vitória de Hamilton no Grande Prêmio de Fórmula 1 de Interlagos, em São Paulo. O piloto homenageou o Brasil e repetiu o gesto de Ayrton Senna, que o fez 30 anos antes, dando mais uma volta no autódromo com a bandeira brasileira.

A Câmara aprovou o pedido em junho deste ano, tornando o inglês cidadão honorário do Brasil.

Antes da cerimônia no Congresso, Lewis afirmou estar “incrivelmente honrado” por receber o título. “Ao longo da vida, o Brasil ocupou um lugar especial no meu coração. Seja assistindo a Ayrton Senna quando criança, ou vencendo corridas em Interlagos, sempre senti que o país era minha segunda casa”, disse o piloto.

André Figueiredo disse que “Lewis Hamilton representa o que a humanidade mais precisa: unir as pessoas por meio do esporte, da proteção ambiental e da igualdade racial. Como parlamentar brasileiro e autor desta resolução, vejo Hamilton como um grande defensor de um mundo de paz e justiça”.

Hamilton está no Brasil para disputar o Grande Prêmio de Interlagos, em São Paulo, que acontece entre sexta-feira (11) e domingo (13), dia do 50º aniversário do prêmio.

Antes de entrar no plenário, Hamilton foi ao gabinete do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Quando entrou no plenário, o piloto foi ovacionado e extremamente aplaudido. Da Mesa, o heptacampeão cumprimentou com acenos e agradecimentos aos presentes tanto no térreo quanto na galeria do plenário, e aparentou estar emocionado.

CNN Brasil 

Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados