Blog do Dina - Falta de doses de coronavac interrompe vacinação de crianças em municípios do RN


Falta de doses de coronavac interrompe vacinação de crianças em municípios do RN

10 de novembro de 2022 às 12:56

O Rio Grande do Norte, assim como outros Estados do país, têm enfrentado déficit na disponibilidade do imunizante Coronavac, único autorizado na cobertura vacinal de crianças entre 3 a 4 anos contra a Covid-19. 

A previsão é que as 80 mil doses solicitadas pelo Estado sejam entregues pelo Ministério da Saúde até esta sexta-feira (11), ou início da próxima semana. A confirmação foi dada à TRIBUNA DO NORTE por Kelly Lima, coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estadual de Saúde (Sesap/RN). 

Ela explica que, além da insuficiência de doses da Coronavac em municípios do Estado, há também uma baixa na procura pela vacinação de crianças com idade entre 3 e 4 anos. Segundo dados do RN + Vacina, apenas 5% desse público recebeu a dose única (DU) e a segunda dose (D2) da vacina contra a covid-19. Em números absolutos, são apenas 5.508 crianças de um total de 95.214. 

Já em relação ao público com a D1 ou DU, são 13.980 crianças vacinadas, o que corresponde a 14% do total. As informações correspondem à última atualização dos dados, às 09h21, da manhã desta quinta-feira.  Kelly Lima observa que é essencial estimular a vacinação desse público que fica mais vulnerável às doenças respiratórias que atingem sazonalmente a população nessa época do ano. 

A expectativa, nesse sentido, é que o total de 80 mil doses solicitadas pela Sesap sejam recebidas pelo Ministério da Saúde para distribuição aos municípios. A coordenadora de Vigilância em Saúde esclarece que o processo  acontece de maneira célere, sendo necessário apenas 24h na maioria dos casos. No que se refere a baixa procura pela vacinação do público alvo da cornavac, algumas estratégias da Secretaria, como é o caso do projeto “Minha Escola Nota 10”, que buscou promover a vacinação no ambiente escolar, também auxiliou na conversão do problema.

Kelly Lima reforça, ainda, que a falta de doses de Coronavac não compromete a vacinação dos demais públicos no estado, sendo fundamental que a população continue buscando os postos vacinais para completar o calendário vacinal. A Sesap/RN deve se reunir com os secretários municipais de saúde e prefeitos do Estado nesta sexta-feira (11), para discutir um projeto com foco na instalação de postos vacinais no ambiente de trabalho. O  principal objetivo da proposta é aumentar a cobertura vacinal contra a covid-19 e evitar o aumento de casos locais da doença.

Tribuna do Norte

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil