Blog do Dina - Perfil da bancada do PL dificulta unidade contra PT


Perfil da bancada do PL dificulta unidade contra PT

10 de novembro de 2022 às 12:23

Cacique da maior bancada eleita da Câmara, com 99 deputados, e presidente do partido de Jair Bolsonaro, Valdemar Costa Neto anunciou que o PL, apesar do histórico de adesismo a diferentes gestões do Planalto, fará oposição ao governo Lula. Além das estimativas feitas até por dirigentes da legenda, longe dos microfones, de que por volta de 40 parlamentares terão inclinação a negociar apoio à gestão petista, vários deputados eleitos já deram sinais públicos de diálogo com o PT ou mesmo já integraram base aliada do partido em outros anos.

A maioria deles vem do Nordeste. Levantamento do GLOBO mapeou 25 parlamentares eleitos pelo PL que não fizeram campanha para Bolsonaro no segundo turno, parabenizaram Lula publicamente pela vitória ou que já foram aliados do PT. Desse total, 21 são da região onde Lula venceu de forma esmagadora.

No auge do acirramento da disputa entre o petista e Bolsonaro, no segundo turno, 12 deputados eleitos pelo partido do atual presidente se abstiveram de pedir votos para ele nas redes sociais. Depois do resultado, outros cinco correligionários de Bolsonaro não seguiram seu posicionamento e reconheceram explicitamente a vitória de Lula, inclusive parabenizando o presidente eleito.

Alguns já dizem abertamente que o diálogo é “necessário”. Yury do Paredão (CE) deu parabéns a Lula e declarou que na Câmara apoiará “todos os projetos que visem a melhorar a vida dos brasileiros”. O deputado federal Zé Vitor (PL-MG) se colocou à disposição para conversar com o novo governo, prometendo, porém, fazer uma “oposição construtiva”:

— O diálogo é sempre necessário, independente do presidente, não abriremos mão disso. Serei uma oposição construtiva, vigilante para que não haja retrocesso.

Natural de Guaranhuns, cidade natal de Lula, o deputado federal eleito Fernando Rodolfo (PL-PE), publicou no Twitter uma mensagem em que aspirou sorte ao presidente eleito. Ao GLOBO, disse estar alinhado às pautas do partido.

— Defendo a pauta de costumes e sou contra o aborto e regalias para criminosos. Mas o que for bom para o Brasil terá o meu apoio.

Entre as bandeiras brancas recebidas por Lula, destacou-se a do ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, que integrou um núcleo mais duro da base bolsonarista. No Twitter, ele pediu por serenidade. No passado, Salles assumiu a secretaria estadual de São Paulo durante o governo do atual vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB).

Ex-filiado ao PT, o deputado federal Altineu Côrtes, atualmente presidente do diretório fluminense do PL, afirma que não haverá dificuldade em manter a bancada do partido coesa no objetivo de fazer oposição ao mandato de Lula. No passado, ele chegou a disputar a prefeitura de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, em 2008, atrelado à imagem do presidente eleito para o terceiro mandato.

O GLOBO