Blog do Dina - Jogadores da Alemanha tapam a boca durante foto oficial em meio a polêmica sobre braçadeiras


Jogadores da Alemanha tapam a boca durante foto oficial em meio a polêmica sobre braçadeiras

23 de novembro de 2022 às 14:09

Os jogadores da seleção da Alemanha colocaram as mãos sobre suas bocas durante a foto do time antes do jogo contra o Japão na estreia das duas equipes no Grupo E da Copa do Mundo do Catar nesta quarta-feira (23), em meio à controvérsia gerada pela proibição da Fifa ao uso da braçadeira “OneLove”, em solidariedade à comunidade LGBT.

Todos os jogadores alemães participaram do gesto diante de dezenas de fotógrafos em campo antes do pontapé inicial, após a Fifa ter ameaçado sete times europeus com punições caso usassem a braçadeira que simboliza a diversidade e a tolerância.

A ministra do Interior da Alemanha, Nancy Faeser, sentada ao lado do presidente da Fifa, Gianni Infantino, exibia a braçadeira enquanto conversava com o administrador do futebol.

Anteriormente, ela havia criticado a Fifa, dizendo que a ameaça de sanções foi um erro e um comportamento inaceitável.

“Isso não está certo, como as federações estão sendo pressionadas”, disse Faeser durante uma visita a um evento da federação alemã em Doha antes do jogo.

“Nos tempos de hoje, é incompreensível que a Fifa não queira que as pessoas defendam abertamente a tolerância e contra a discriminação. Isso não se encaixa em nossos tempos e não é apropriado para as pessoas.”

Um comunicado da Federação Alemã de Futebol (DFB) disse: “Queríamos usar nossa braçadeira de capitão para defender os valores que mantemos na seleção alemã: diversidade e respeito mútuo. Junto com outras nações, queríamos que nossa voz ser ouvido.”

“Não se tratava de fazer uma declaração política – os direitos humanos não são negociáveis. Isso deveria ser dado como certo, mas ainda não é o caso. É por isso que esta mensagem é tão importante para nós. Negar-nos a braçadeira é o o mesmo que nos negar uma voz. Mantemos nossa posição.”

CNN Brasil