Blog do Dina - Dina Verifica: Exército faz convocação de reservistas para realizar intervenção militar federal?


Dina Verifica: Exército faz convocação de reservistas para realizar intervenção militar federal?

29 de novembro de 2022 às 16:30

A sanha golpista continua com tudo entre pessoas que ainda não estão satisfeitas com o resultado das eleições de 2022. O que não tem faltado é mensagem falsa falando que uma intervenção militar está a próxima. A última aponta para sinais vindos do Exército Brasileiro.

Vídeo gravados próximos a quarteis apontando para uma convocação de reservistas estão circulando na internet junto com mensagens que relatariam que a intervenção militar estaria próxima. Leia algumas das mensagens que estão circulando online junto com os vídeos:

Versão 1: COM ESSA CONVOCAÇÃO DOS RESERVISTAS JOVENS. O EFETIVO DO EXERCITO TERA UM AUMENTO DE 350 A 400 MIL SOLDADOS! ESTÁ CLARO OU NÃO? Versão 2: Ai meu Deus Exercito fez convocacao dos reservistas Movimentacao intensa nos quarteis de todo Brasil

Exército faz convocação de reservistas para realizar intervenção militar federal?

INFORMAÇÃO FALSA

Os fatos 
​​​​​​
1- As mensagens, o histórico e uma busca por fontes confiáveis já começam a entregar a farsa. As mensagens que circulam online têm características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que confirmem a mentira.
 
2- Ao buscar sobre o assunto, descobrimos que não só não há qualquer sinal de intervenção militar por conta da convocação de reservistas como também temos uma explicação para o procedimento.
 
3- Na realidade, não são todos os reservistas do Exército que estão sendo convocados para aparecerem no qualquer neste fim de ano. A convocação é restrita a reservistas que “juraram bandeira” nos últimos cincos. Isso é uma praxe. Depois que uma pessoa se alista, ela tem que voltar de ano em ano a cada cinco anos no local em que ela se alistou.
 
4- Esses conteúdos de prefeituras locais apontam que o procedimento não está ocorrendo apenas em 2022. Em 2020, por exemplo, a prefeitura de Fernandópolis convocou reservistas. Em 2015, foi a vez de Bariri. 

5- Ou seja: a convocação para reservistas não é para “participarem da intervenção” ou “participarem de uma guerra”. Trata-se apenas de um procedimento de praxe que é realizado todos os anos.

Boatos.org