Blog do Dina - Desemprego cai a 8,3% no trimestre encerrado em outubro, diz IBGE


Desemprego cai a 8,3% no trimestre encerrado em outubro, diz IBGE

30 de novembro de 2022 às 12:36

A taxa de desemprego no Brasil ficou caiu a 8,3% no trimestre encerrado em outubro, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (30). Trata-se da menor taxa para o período desde 2014.

O mercado esperava uma taxa de 8,5% no período, segundo pesquisa da Reuters.

A taxa representa uma queda de 0,8 ponto percentual (p.p.) em relação ao trimestre anterior, de maio a julho. Na comparação com o mesmo trimestre de 2021, a queda foi de 3,8 p.p.

O contingente de pessoas ocupadas atingiu no período novo recorde da série histórica iniciada em 2012, com aumento de 1%, para 99,7 milhões.

“Este momento de crescimento de ocupação já vem em curso desde o segundo semestre de 2021. Com a aproximação dos últimos meses do ano, período em que historicamente há aumento de geração de emprego, a tendência se mantém”, diz Adriana Beringuy, coordenadora da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, em nota.

Já população desocupada foi de 9 milhões de pessoas, o que presenta um recuo de 8,7% em comparação com o tri encerrado no mês de julho, menos 860 mil pessoas. É o menor nível desde julho de 2015, diz o IBGE.

Grupo com carteira assinada e renda crescem

No trimestre encerrado em outubro, o número de empregados com carteira de trabalho assinada cresceu 2,3% (822 mil pessoas), chegando a 36,6 milhões.

“Esse índice segue em alta há mais de um ano, o que mostra não apenas que o mercado de trabalho está em expansão numérica de ocupados, mas também apresentando algum crescimento na formalização da população ocupada”, diz Beringuy.

CNN Brasil