Blog do Dina - Dina Verifica: Uber vai sair do Brasil por causa do governo Lula?


Dina Verifica: Uber vai sair do Brasil por causa do governo Lula?

30 de novembro de 2022 às 14:33

Lula foi eleito presidente com 50,9% dos votos válidos no segundo turno das eleições, contra 49,1% de Bolsonaro. Desde a vitória do petista, declarações e ameaças de abandonar o país de famosos circulam por aí.

A última que circula online envolve a Uber. O alerta aponta que a empresa ameaçou sair do país devido às propostas anunciadas pela equipe de transição do presidente eleito. 

A mensagem aponta ainda que o PT já causou a demissão de 3,3 milhões de trabalhadores e quedas sucessivas na Bolsa. No vídeo, o sujeito diz que avisou que se Lula ganhasse isso aconteceria e cita uma matéria sobre o uso do aplicativo no Brasil. 

Leia:

Quer pagar para ver? Então continue sentado com o rabo no sofá vendo de camarote a destruição da sua família!! UBER AMEAÇA DEIXAR O PAÍS. A Uber emprega mais de 20 milhões de brasileiros que em 2023, provavelmente ficarão sem sua única fonte de renda. O aplicativo ameaça sair do país em razão das políticas anunciadas pelo PT a maior organização criminosa do Brasil que vai sindicalizar a prestação de serviço e exigir que a empresa registre e assine a carteira dos motoristas. O PT e nem assumiu e já destruiu a economia, já causou a demissão de 3,3 milhões de trabalhadores, causou quedas sucessivas na Bolsa, fez o dólar e a inflação disparar e já provocou a saída de 2 mil empresas do país.

Uber vai sair do Brasil por causa do governo Lula?

INFORMAÇÃO FALSA

Os fatos

1- Os motoristas e usuários da plataforma ficaram preocupados com a notícia. Tudo em vão, já que o vídeo, além de não provar nada, não faz o menor sentido.

2- Essa não é a primeira vez que aparecem declarações e ameaças falsas contra o governo Lula envolvendo famosos.

3- No vídeo, o sujeito cita um artigo opinativo sobre o futuro do aplicativo no Brasil, onde critica o avanço da “burocracia estatal” e alerta para uma possível saída do aplicativo do país, como aconteceu com o Ifood na Colômbia e no México. O artigo, de fato, existe, mas isso não quer dizer que prova que a Uber deixará o país. Ao contrário, o artigo, em nenhum momento, crava que o Uber vai deixar o país.

4- Ao buscar mais informações sobre o caso, nada é encontrado sobre a suposta ameaça em veículos de comunicação confiáveis. Não há qualquer declaração da Uber ou mesmo algum link de notícia que aponte para isso. Ou seja, o alerta não se sustenta na realidade.

Boatos.org