Blog do Dina - RN fecha outubro com saldo positivo em empregos formais


RN fecha outubro com saldo positivo em empregos formais

30 de novembro de 2022 às 16:05

O Rio Grande do Norte fechou o mês de outubro com um saldo de 2.009 vagas de emprego formal, número puxado pelos setores do comércio (+587 vagas) e de serviços (+499 vagas), chegando ao sétimo mês consecutivo de resultado positivo.

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados e foram divulgados nesta terça-feira (29), pelo Ministério da Economia. Os números estaduais foram apurados pela Fecomércio RN. 

O saldo de vagas do comércio em outubro deste ano é menor do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando chegou a 623. A mesma situação pode ser observada no desempenho do setor de serviços, que também registrou número inferior quando comparado com outubro de 2021, que foi de 1.511 vagas. 

De acordo com a análise do Instituto Fecomércio RN, o resultado registrado este ano reflete um ritmo menor de geração de novas vagas, quando comparado aos anos anteriores, em decorrência do pós-pandemia.  

Em 2020, no período da pandemia de covid-19, o país vivia a expectativa de uma retomada no final de ano com a chegada da vacina. No ano seguinte, ocorreu o auge da recuperação do setor de serviços e das vagas perdidas pelo comércio em 2020.   

No Rio Grande do Norte, do total de vagas registradas em outubro, 550 delas foram abertas em Natal; 117 em Assú; 75 em Macaíba e 65 em Mossoró. 

Tribuna do Norte

Foto: Magnus Nascimento