Blog do Dina - Dina Verifica: Traficantes do Morro do Dendê obrigaram moradores a torcerem para a Argentina e proibiram verde e amarelo por causa de Bolsonaro?


Dina Verifica: Traficantes do Morro do Dendê obrigaram moradores a torcerem para a Argentina e proibiram verde e amarelo por causa de Bolsonaro?

8 de dezembro de 2022 às 15:16

Eleições. Copa do Mundo. O fim do ano está sendo agitado no Brasil. Depois das eleições em outubro, o principal torneio de futebol chegou.

A polêmica da "paternidade" do verde e amarelo. O sonho do hexa cada vez mais perto. Folga em dia de jogo (ou a ida mais cedo para casa, ao menos).

Tudo isso é um prato cheio para a circulação de informações, no mínimo, duvidosas.

Uma recente que está por aí é a que indica que traficantes do Morro do Dendê (sim, aquele da música, lá no Rio de Janeiro) teriam obrigado os moradores da comunidade a torcerem para a Argentina (apenas a nossa maior rival, oras).

Como um plus, o verde e amarelo também teria sido proibido no morro por causa de Bolsonaro.

As informações são reforçadas pela existência de um vídeo, que endossaria o texto.

Veja como circula a informação:

“Traficantes do morro do Dendê, no Rio de Janeiro, obrigam os moradores a torcerem para a Argentina, pois o verde e amarelo fazem alusão aBolsonaro. É ditadura da toga e do tráfico”.

Traficantes do Morro do Dendê obrigado moradores a torcerem para a Argentina e probiram verde e amarelo por causa de Bolsonaro?

INFORMAÇÃO FALSA

Os fatos

1- Apesar de provocado um pleno alvoroço na internet, isso não é verdadeiro. A informação possui diversas características de fake news, como o caráter vago, extremamente alarmista, a falta de fontes confiáveis e a não existência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação

2- Outras situações semelhantes foram desmentidas, como a que apontou que presos por "atentado" a Tarcísio estiveram com Lula no Complexo do Alemão

3- Quem disseminou, pegou um vídeo verdadeiro e criou uma história falsa. A gravação viralizou na internet e chegou até em portais argentinos, que noticiaram todo o caso. As imagens foram gravadas na rua principal do Morro do Dendê, que fica localizado na Ilha do Governador (RJ).

4- A situação não tem nada a ver com proibição de traficantes e muito menos com questões políticas. Toda a decoração foi feita para receber o evento conhecido como Argentina no Grau, realizado em vários lugares na Ilha do Governador (RJ). O evento é um encontro de motociclistas e apaixonados por motos que realizam apresentações e fazem diversas manobras ao longo do evento.

5- Existem diversas pessoas que comparecem ao encontro vestidas com a camisa do Brasil. O verde e amarelo não está proibido. Inclusive, há outras ruas no Morro do Dendê que foram decoradas com as cores da seleção brasileira.

Fonte: Boatos.org