Blog do Dina - Brasil é eliminado da Copa do Mundo em mais um fracasso contra europeus em quartas de final


Brasil é eliminado da Copa do Mundo em mais um fracasso contra europeus em quartas de final

9 de dezembro de 2022 às 15:27

O Brasil está eliminado da Copa do Mundo de 2022. A seleção brasileira perdeu para a Croácia nos pênaltis e pela segunda edição seguida cai nas quartas de final. O fantasma não é de hoje: desde o penta, em 2002, já é a quarta derrota da Seleção para um europeu nas quartas de final da Copa.

O Brasil foi para a prorrogação com a Croácia após empatar em 0 a 0. Depois, na prorrogação, chegou a abrir o placar com Neymar, mas tomou o empate no fim do tempo extra com Bruno Petkovic. Nos pênaltis, Rodrygo e Marquinhos perderam as penaltidades e os croatas converteram todas as chances.

A primeira queda foi para a França, em 2006. Com Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Ronaldo Fenômeno e Adriano, a Seleção ficou devendo na Copa do Mundo na Alemanha. Cheia de craques e lembrada com saudosismo até hoje, a equipe jogou abaixo das expectativas e caiu para a seleção francesa de Zinedine Zidane. A derrota por 1 a 0, com gol de Henry, tirou o Brasil da Copa do Mundo.

Em 2010, mais uma eliminação para uma seleção europeia. O Brasil até saiu na frente, com Robinho, mas viu os holandeses virarem a partida com dois gols de Sneijder. A partida ficou marcada pela expulsão de Felipe Melo, por pisão em Robben, e pela falha de Júlio César no gol de empate.

Na última Copa do Mundo, na Rússia, em 2018, o Brasil enfrentou a Bélgica no mata-mata e foi eliminado, perdendo por 2 a 1. Com show de De Bruyne, Lukaku e Courtois, os belgas avançaram de fase e deixaram Neymar e companhia pelo caminho.

A única vez que no século que o Brasil passou das quartas de final foi em 2014 - a única desde 2002 que a seleção brasileira enfrentou um não-europeu nesta fase. A Seleção eliminou a Colômbia, ao vencer por 2 a 1, e foi eliminada na Copa do Mundo, em casa, no fatídico 7 a 1 contra a Alemanha.

Com a eliminação do Brasil, a Croácia enfrenta o vencedor de Argentina ou Holanda nas semifinais. A partida acontece na próxima terça-feira, no estádio Lusail, às 16h (horário de Brasília).

ge