Blog do Dina - Agora vai? TCU marca julgamento do processo de relicitação do Aeroporto para janeiro


Agora vai? TCU marca julgamento do processo de relicitação do Aeroporto para janeiro

15 de dezembro de 2022 às 16:46

O Tribunal de Contas da União (TCU) deve julgar o processo de relicitação do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, no dia 18 de janeiro de 2023. Nessa quarta-feira (14), o ministro Aroldo Cedraz, relator do processo na corte de Contas, confirmou que o seu parecer sobre a relicitação está concluído e será apresentado no próximo mês, na primeira reunião deliberativa do TCU. O aeroporto, primeiro do País  concedido à iniciativa privada em 2014, aguarda o processo de licitação desde março de 2020, quando a Inframérica informou a desistência em operar o terminal.

A decisão de pôr o processo em julgamento chega após um longo trâmite, de quase três anos, e burocracias para a continuidade da licitação. Em outubro, o ministro havia solicitado um novo pronunciamento da  Secretaria de Fiscalização de Infraestrutura Rodoviária e de Aviação Civil. Cerca de 10 dias depois, o auditor fiscal, André Luiz de Albuquerque, informou que não identificou irregularidades ou impropriedades que  “desaconselhassem a continuidade da relicitação do aeroporto”.

Após isso, a última movimentação no processo de relicitação do Aeroporto Aluízio Alves foi a definição, por parte da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) a respeito da indenização para a Inframerica. O valor foi fixado em R$ 549 milhões, divulgado no dia 13 de setembro. Ao todo, a operadora afirma ter investido mais de R$ 700 milhões no terminal. No site do Programa de Parcerias de Investimento do Governo Federal, que lista o andamento do projeto, a previsão era de que o edital e o leilão ocorressem entre o 3º e o 4º trimestre deste ano, o que não se concretizou.

Antes do anúncio do ministro do TCU, a bancada federal já havia afirmado que cobrariam maior celeridade no processo de licitação. No final de novembro, o deputado federal Benes Leocádio (União) que reuniria a bancada para tentar uma audiência com o ministro do TCU a fim de dialogar sobre a situação do terminal. Além deles, a população e entidades do setor já pedem, desde o início do processo, por investimentos no local.

Na tarde dessa quarta-feira (15), a governadora do Estado, Fátima Bezerra, teve audiência com o ministro Aroldo Cedraz, em Brasília (DF), e logo depois, informou por meio de suas redes sociais que o ministro tinha confirmado que colocará seu parecer na primeira sessão deliberativa do TCU, no próximo ano, marcada para o dia 18 de janeiro.

Na terça feira (13), representantes do governo do Estado, incluindo a governadora, já tinham se reunido com o presidente da Inframérica, Jorge Arruda, para discutir estratégias que dêem maior celeridade ao processo ainda em trâmite no Tribunal de Contas da União (TCU). 

Tribuna do Norte 

Foto: Alex Régis