Blog do Dina - Assembleia Legislativa lança Revista 2022 e destaca tricampeonato do Prêmio Unale


Assembleia Legislativa lança Revista 2022 e destaca tricampeonato do Prêmio Unale

16 de dezembro de 2022 às 12:32

A Assembleia Legislativa do RN lançou, nesta sexta-feira (16), mais uma edição da revista anual. Dentre os destaques deste ano ao longo das suas 68 páginas, está o tricampeonato da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), na categoria Gestão, com o sistema Legis Plenário. A conquista ocorreu em novembro, na cidade de Recife/PE.

“A nossa revista anual é uma prestação de contas onde a população do Estado pode conhecer um pouco mais dos trabalhos desenvolvidos no Legislativo. Para o leitor, é uma oportunidade de conhecer as novas leis, os principais assuntos debatidos nas comissões e audiências, as ações da Casa e as diretrizes de trabalho propostas e executadas no Planejamento Estratégico”, explicou o presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB).

Também em destaque no periódico a doação, por parte da Assembleia Legislativa, de equipamentos de tecnologia para a Segurança Pública do Estado, em junho deste ano. Na ocasião, o presidente Ezequiel Ferreira assinou convênio com as polícias Civil e Militar para a doação dos materiais. Foram repassados kits de informática à Corregedoria Geral de Segurança Pública do Rio Grande do Norte.

E o assunto mais comentado nas redes sociais da ALRN, o concurso público do Legislativo Norte-Rio-Grandense não poderia ficar de fora da publicação. Mais de 33 mil pessoas se inscreveram para disputar as 47 vagas, distribuídas entre Analista Legislativo (24), com exigência de nível superior, e Técnico Legislativo (23), para nível médio. O certame foi realizado em 25 de setembro e ocorreu sem incidentes, tendo sua organização elogiada pelos candidatos.           

Dentre as matérias que se tornaram leis ao longo de 2022, a chamada “Nova Lei do Gás” foi uma das mais importantes para a sociedade potiguar, já que o RN é um dos maiores produtores desse combustível fóssil, no Brasil. A norma definiu novas regras para os serviços de distribuição de gás canalizado no Estado e foi construída através de debates com a sociedade civil e representantes da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte.

A revista anual da Assembleia Legislativa do RN dá ênfase também às campanhas institucionais da Casa, a partir de 2015. Ao longo desses últimos oito anos, assuntos como adoção de crianças, autismo, doação de sangue, alienação parental, violência doméstica, abuso infantil, dentre outros, estiveram em destaque na mente e na rotina dos servidores, parlamentares e de toda a sociedade potiguar. A conscientização sobre o Alzheimer, uma das doenças mais preocupantes da atualidade, foi o tema que concluiu o ciclo da legislatura nas campanhas do Legislativo em 2022.

“A equipe de Comunicação se dedica a apresentar na Revista Anual da Assembleia o que existe de mais interessante nos bastidores da Casa, sem abrir mão do conteúdo legislativo. Com a ampliação e o incremento da atuação nos meios de comunicação, o Poder Legislativo tem o seu trabalho acompanhado cada vez mais pela população através da TV, Rádio e redes sociais e agora também na revista”, destaca a coordenadora de Comunicação Social, Gerlane Lima, elogiando a atuação dos repórteres da Diretoria de Comunicação. 

A revista anual do Legislativo percorre, ao longo das páginas, inúmeros temas de interesse da sociedade potiguar, prestando contas da atividade parlamentar durante o ano. Além da edição impressa, a publicação conta com uma versão online, que pode ser acessada pela população através do site da Assembleia Legislativa do RN, no endereço www.al.rn.leg.br/portal/revistas, que contém ainda as edições anteriores do periódico.