Blog do Dina - Dina Verifica: Alexandre de Moraes participa de rituais de magia negra com crianças?


Dina Verifica: Alexandre de Moraes participa de rituais de magia negra com crianças?

21 de dezembro de 2022 às 16:11

O ministro Alexandre de Moraes tem sido uma figurinha carimbada nos jornais de todo o país. A maioria das aparições são verdadeiras. Outras, nem tanto, que se intensificaram durante o período eleitoral e que, até hoje, seguem firmes.

De acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, o ministro estaria participando de rituais de magia negra com crianças.

O vídeo que acompanha a publicação afirma que ele teria participado de sacrifícios de crianças durante esses rituais. Além disso, diz que as ocorrências já teriam sido levadas à Justiça, aos procuradores, deputados, senadores e ao próprio STF.

A pessoa que aparece no vídeo aponta ainda que Bolsonaro deveria punir os crimes de genocídio que Moraes e outras pessoas estariam cometendo.

Ele ainda afirma que o STF teria liberado o sacrifício de animais em rituais religiosos para acobertar Alexandre de Moraes. 

Confira:

Versão 1: “Denuncia gravíssima. Alexandre de Moraes faz ritual de magia negra com crianças. Assistam”. 

Versão 2: “O PREFEITO EMANUEL PINHEIRO MT E ALEXANDRE DE MORAES PARTICIPAM DE RITUAIS DE MAGIA NEGRA E COM RAPTO E SACRIFÍCIO DE CRIANÇAS.GRAVÍSSIMO!!!!”. 

Versão 3: “O bandido Alexandre de Moraes,ele não tem amor por ninguém ele usa crianças para magia negra,como po de e dizer”.

Alexandre de Moraes participa de rituais de magia negra com crianças?

INFORMAÇÃO FALSA

Os fatos

1- A informação causou tumulto nas redes sociais, principalmente Twitter e Faceboo. Mas ela não é real, apesar de ter provocado revolta em muita gente. Não há provas da participação

2- A mensagem apresenta as características de fake news: caráter vago, alarmista, sem prova (como citado), ausência de notícias em fontes confiáveis

3- As acusações falsas contra Alexandre de Moraes são inúmeras. Entre elas, um suposto pedido de prisão feito pelo STF, que ele teria fugido para os EUA

4- Quais são as provas? Quem são as crianças? Quando aconteceu? Quem mais está envolvido? Contudo, só há o vídeo e mais nada.

5- O termo "magia negra" é racista, pois atribui ao negro sentido de algo pejorativo e ilegal.

6- Os vídeos são antigos. Em uma das gravações, o homem que aparece afirma que teria gravado o vídeo com as acusações em 2019. Ele ainda acrescenta que o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, estaria participando dos mesmos rituais.

7- No início de 2021, a Justiça determinou que os vídeos apresentavam informações falsas, sem provas e solicitaram a exclusão das imagens das redes sociais. O pedido foi acatado, após o prefeito Emanuel Pinheiro, de Cuiabá (MT), entrar na Justiça. Por fim, a juíza ainda determinou uma multa diária, caso a ordem não fosse cumprida.

Boatos.org