Blog do Dina - 5 dicas para evitar brigas em família na ceia de Natal


5 dicas para evitar brigas em família na ceia de Natal

24 de dezembro de 2022 às 11:56

O Natal é uma ocasião que, às vezes, nos faz encontrar parentes conflituosos ou negativos e com ideologias diferentes das nossas. Não raro surgem perguntas incômodas e que invadem a privacidade do outro.

Diante dessas situações, o verdadeiro dilema é como lidar com essas situações sem começar uma briga em meio a um jantar em família?

"Culturalmente, as comemorações são sinônimo de felicidade, e isso pode significar um fardo diante da pressão de parecer feliz. Especialmente se isso implica encontrar parentes com quem você tem diferenças", explica Ailin Gómez Mari, psicóloga.

Ao se preparar psicologicamente para retornar à casa da família, existem diferentes ferramentas que podem ser implementadas para prevenir um mau momento. Segundo Gómez Mari, é importante entender que esta época do ano muitas vezes implica enfrentar diferentes estados de espírito, como felicidade e tristeza, simultaneamente. A seguir, cinco boas estratégias para evitar conflitos.

Tenha baixa expectativa

Imaginar que a festa será perfeita como no cinema só leva à frustração. Cada um faz o que pode, aceitando os motivos de todos para comemorar a data.

Em vez de falar, aja

No caso de ter certeza de que as pessoas em conflito não vão mudar, estratégias evasivas podem ser implementadas. Você pode se oferecer para ajudar, seja arrumando a mesa ou fazendo as tarefas da cozinha. Desta forma, ao agir, evita-se falar, aplacando a discussão.

Encontre aliados ou comemore em um local público

Os especialistas sugerem que uma boa ideia é comemorar em um local neutro ou público. Evite ir a casas que trazem lembranças ruins ou onde você tem certeza de que vai acontecer uma briga. Outro recurso é trazer uma pessoa neutra para a mesa da família, como um companheiro ou amigo, para que as pessoas em conflito moderem seu comportamento.

Detecte o início do problema

As discussões podem não acontecer assim que a celebração começar. Muitas vezes, as brigas começam a aparecer aos poucos. Nesses casos, recomenda-se detectar o momento em que o debate começa a se transformar em discussão. E esse é o momento para a retirada ou encontrar formas amigáveis de desviar e acabar com a questão.

Reflita e planeje o futuro

Quando se percebe que a situação é irreversível e que a outra pessoa não tem intenção de mudar seu comportamento, deve-se planejar cenários mais favoráveis para o futuro. Quando ocorre uma briga, uma das partes deve apelar para a reflexão para determinar se o espaço e o momento são os adequados para resolver um conflito, pois se a situação descarrilar em insultos ou agressões, ela será arruinada.

Por fim, a especialista aponta que, apesar das circunstâncias, as festas de final de ano costumam ser uma boa oportunidade para refletir sobre as formas pelas quais se está vinculado e ao mesmo tempo se perguntar o que se pode estar por trás dos conflitos. É fundamental ter consciência de que cada família é diferente e que o anseio pela harmonia pode ser uma armadilha.

O GLOBO