Blog do Dina - Dina Verifica: Alexandre de Moraes e Geraldo Alckmin quase são linchados em Brasília?


Dina Verifica: Alexandre de Moraes e Geraldo Alckmin quase são linchados em Brasília?

27 de dezembro de 2022 às 14:58

Duas figuras que não era muito citadas em fake news ganharam um protagonismo como vítimas da desinformação nos últimos tempos. O ministro do STF, Alexandre de Moraes, e o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, viraram alvos de notícias, digamos que, duvidosas. E a história de hoje trata dos dois.

De acordo com uma mensagem acompanhada de uma multidão cercando os dois, Geraldo Alckmin e Alexandre de Moraes quase foram linchados em Brasília.

Veja como a informação circula nas redes sociais:

“Meu presente de NATAL. Geraldo Alckmin e Alexandre de Moraes quase linchados em Brasília. O vídeo foi derrubado… Assisti, é assustador… O clima ferveu, estão perdendo o controle”, diz a mensagem que acompanha as imagens.

Alexandre de Moraes e Geraldo Alckmin quase são linchados em Brasília em 2022?

INFORMAÇÃO FALSA

Os fatos

1- Em meio a revolta de muitos bolsonaristas com as decisões de Alexandre de Moraes, a história viralizou com todas as forças na internet. Só há um detalhe: é falsa a informação que aponta para o tal “quase linchamento” em Brasília no ano de 2022.

2- Não é de hoje que vídeos são retirados de contexto para viralizar. Há, inclusive, exemplos com os dois citados na história.

3- Assim como nos outros casos, as mensagens (que têm características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis) descrevem algo de forma errada. Nem o vídeo é de Brasília tampouco é de 2022.

4- O vídeo é, na realidade, de 2016 e foi gravado após ida dos dois à Faculdade de Direito da USP, no largo São Francisco. Na época, Geraldo Alckmin era governador e Moraes era secretário de Segurança Pública. Ambos deixaram o local escoltados, mas não havia informação sobre “linchamento”.

Boatos.org