Blog do Dina - Dina Verifica: Toyota dá Hilux para quem digitar “feliz ano novo” no Facebook?


Dina Verifica: Toyota dá Hilux para quem digitar “feliz ano novo” no Facebook?

2 de janeiro de 2023 às 15:52

2023 chegou e, assim como em 2022, promoções falsas estão se aproveitando de datas para viralizar na internet. A última das histórias aponta para um grande presente por parte da Toyota.

Textos em diversas páginas do Facebook que se apresentam como da empresa apontam que a Toyota está dando uma Hilux (caminhonete de luxo) para as pessoas que comentem feliz ano novo em um post no Facebook.

Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Parabéns ao Nicolás Sánchez pela vitória do Toyota Hilux Club! Tem mais 2 para ganhar, basta digitar “feliz ano novo”.

Versão 2: Por ocasião do ano novo, vamos entregar a Toyota Hilux à sua porta. Para aqueles que escreveram “Feliz Ano Novo”..!!!!

Toyota dá Hilux para quem digitar “feliz ano novo” no Facebook?

INFORMAÇÃO FALSA

Os fatos

1- Foram diversas mensagens nas redes sociais e algumas pessoas esperançosas com a premiação (nada mais para começar 2023, não?). Porém, a mensagem é falsa e esconde um golpe que circula na internet.

2- O modus operandi é o seguinte: a pessoa comenta (na realidade, nem precisa ser feliz ano novo) no Facebook do post “da Toyota” e recebe uma resposta automática pedindo um cadastro em uma página. É a partir daí que a pessoa é redirecionada a um site esquisitíssimo que visa roubar dados de internautas. No final, não há prêmio algum (só dor de cabeça).

3- Não é preciso nem dizer que não é nada recomendável entrar no site e realizar o cadastro em questão. E, ao buscar por qualquer ação do tipo, só achamos alertas sobre os fraudadores.

Boatos.org