Blog do Dina - Em menos de 24 horas, postos de combustíveis aumentam e voltam a baixar preço da gasolina em Natal


Em menos de 24 horas, postos de combustíveis aumentam e voltam a baixar preço da gasolina em Natal

3 de janeiro de 2023 às 13:42

Motoristas e motociclistas do Rio Grande do Norte se surpreenderam com a mudança de preço dos combustíveis, sobretudo o da gasolina, nos primeiros dias do ano. Após um aumento de quase R$ 1 já no domingo (1º), nesta segunda-feira (2) já foi possível ver estabelecimentos diminuindo o preço dos combustíveis.

Os condutores de veículos que precisaram abastecer demonstraram indignação. Além de reclamar da velocidade que o preço foi reajustado, os condutores pedem mais transparência sobre os motivos para o reajuste ocorrer.

"Não dá pra entender os cálculos, falta transparência. É difícil demais acompanhar. Você vai no posto e o preço muda toda semana. Subiu agora há pouco, não sei o motivo. É difícil", afirmou Edgar Silva, motorista por aplicativo de 35 anos.

Sobre o sobe e desce nos preços, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo (Sindipostos/RN) afirma que tem explicações.

"Os postos que compraram combustível até esta segunda-feira (2), compraram com acréscimos dos impostos federais", afirmou Maxwell Flor, presidente do Sindipostos/RN.

Ainda durante esta segunda-feira (2), o Governo Federal publicou a medida provisória que prorroga a desoneração dos impostos federais que incidem sobre os combustíveis por mais dois meses. A redução na carga tributária, ainda segundo o Sindipostos/RN, explica os estabelecimentos que diminuíram, já no fim do dia, os valores cobrados na bomba.

De acordo com Breno Roos, economista especialista em política de preços de combustíveis, o curto prazo não deve trazer mudanças significativas. Ele aponta que a atual política de preços dos combustíveis e a forma como o imposto que incide sobre esse produto é calculado pode motivar uma reforma tributária mais ampla.

"Acredito que vai haver uma discussão mais ampla em torno de uma reforma tributária que, certamente, vai entrar o papel dos combustíveis, que é onde incide uma grande carga para a população", afirma.

G1 RN