Blog do Dina - Dina Verifica: Lula define que CNH volta a ter validade de 4 anos e não mais de 10 anos?


Dina Verifica: Lula define que CNH volta a ter validade de 4 anos e não mais de 10 anos?

6 de janeiro de 2023 às 11:21

Os primeiros dias do governo Lula estão repletos de informações erradas/falsas sobre medidas que estariam sendo tomadas. A bola da vez aponta para a Carteira Nacional de Habilitação, a “famosa CNH”.

De acordo com mensagens que estão circulando na internet, Lula resolveu acabar com uma medida tomada durante o governo Bolsonaro. A validade da CNH, de acordo com mensagens que circulam online, deixaria a ser de 10 anos e voltaria a ser de 4 anos.

Leia um exemplo destas mensagens:

CNH volta a ter validade de 4 anos e não mais 10 anos como Bolsonaroooo tinha feito… kkkkkkkkkkkkk….assim o DETRAN arrecada mais dinheiro de taxa de renovação e o processo como um todo . Faz o L.

1- A informação que aponta para a tal redução da validade da CNH é falsa. Não tem nada disso.

2- A mensagem não ajuda muito. Ela tem características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovem a informação em questão.

3- A fonte de onde surgiu a informação termina de entregar a farsa. Não há nada sobre redução de validade da CNH em fontes confiáveis. A história consta apenas em redes sociais de pessoas não-simpáticas a Lula.

4- Houve uma mudança significante na CNH nos últimos dias (e nem tem a ver com Lula). O que mudou foi a validade de se poder dirigir com a validade vencida. Por conta da pandemia, o prazo de 30 dias havia sido cancelado. Agora, esse prazo voltou a ser vigente. Ou seja: volta a ser necessário renovar a CNH em até 30 dias após a renovação.

5- Sobre os prazos de vencimento, a situação continua a mesma da aprovada em 2020. O prazo de validade para quem tem até 50 anos é de 10 anos, o prazo para quem tem de 50 a 69 anos é de 5 anos e para quem tem mais de 70 anos é de 3 anos. Não há qualquer indício que o governo queira mudar isso.

Boatos.org