Blog do Dina - Saiba o que é o Dia de Reis e por que é hora de retirar os enfeites de Natal


Saiba o que é o Dia de Reis e por que é hora de retirar os enfeites de Natal

6 de janeiro de 2023 às 12:28

Entre os meses de novembro e dezembro, se tornou tradição em diversos países do mundo a montagem da árvore de Natal para comemorar o feriado, que é celebrado em 25 de dezembro.

A data, que remete ao nascimento de Jesus Cristo e é a data mais importante do calendário cristão, é marcada pelos enfeites, como as árvores de Natal e as iluminações especiais, além, claro, da tradicional troca de presentes.

Porém, depois das celebrações, outra tradição diz respeito à data para guardar os enfeites, o dia 6 de janeiro, que marca o fim do período natalino para os cristãos. Mas, afinal, por que 6 de janeiro?

De acordo com a tradição católica, no dia 6 de janeiro os três reis magos (Baltasar, Gaspar e Melchior) visitaram o menino Jesus e lhe deram presentes.

Nessa data também foi revelado o nascimento dele para o resto do planeta, solenidade que passou a ser conhecida como Epifania do Senhor, a primeira manifestação de Cristo.

Segundo a história, os três reis partiram do Oriente até Belém tendo sido guiados por uma estrela que passou a ser chamada de “Estrela de Belém”. O Dia de Reis é celebrado 12 dias após nascimento de Cristo.

Por ser conhecido como o fim do ciclo natalino, o dia passou a ser tradicionalmente conhecido como o dia em que as famílias arrumam e guardam os enfeites.

A data ganhou um significado importante no Brasil, sendo comemorado sob o nome de “Folia de Reis”.

Uma das formas de lembrança da data é o “Terno de Reis”, em que pequenos grupos musicais que se apresentam com canções que fazem referência a visita dos três reis ao menino Jesus.

Outra famosa comemoração é o “Boi de Reis” uma homenagem que se estende durante todo o período de Natal em homenagem aos reis magos.

CNN Brasil