Blog do Dina - Senado reúne 31 assinaturas e já tem quantidade para abrir CPI dos Atos Antidemocráticos


Senado reúne 31 assinaturas e já tem quantidade para abrir CPI dos Atos Antidemocráticos

9 de janeiro de 2023 às 14:47

O Senado Federal já colheu 31 assinaturas de senadores e tem quantidade suficiente para a abrir a CPI dos Atos Antidemocráticos, proposta por lideranças de governo para investigar a responsabilidade pelos atos de destruição que ocorreram neste domingo (8), em Brasília.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que estava em viagem de férias, retorna antecipadamente a Brasília com objetivo de instalar a comissão já nesta terça-feira (10), em sessão extraordinária. Segundo interlocutores, Pacheco faz questão de ser dele a leitura do requerimento de abertura da CPI.

O presidente em exercício do Senado, Veneziano Vital do Rego (MDB-PB), reuniu os líderes da Casa nesta segunda, na residência oficial do Senado.

Durante a invasão dos prédios em Brasília, Veneziano afirmou à CNN ver responsabilidade do governo do Distrito Federal no descontrole da situação. A declaração ocorreu antes mesmo do afastamento do governador Ibaneis Rocha do cargo. Ambos são do mesmo partido, o MDB.

“Os episódios verificados hoje, com as invasões dos locais que sediam os Poderes da República, refletem da forma mais definida o espírito terrorista com o qual agem os derrotados democraticamente no voto. Além de explicitar a participação deliberada do Governo do DF de não conter essa depredação generalizada e inadmissível”, disse.

Um dos autores do pedido de CPI, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou em sua rede social que o atentado deste domingo foi um “crime anunciado”.

“A situação não admite tolerância ou ingenuidade. Eu e o senador Randolfe Rodrigues [Rede-AP] estamos propondo uma CPI para apurar as responsabilidades sobre o mais grave ataque contra a democracia brasileira. Assim como foi no Capitólio. Eles não passarão”, disse.

Segue a relação dos Senadores que subscreveram o Requerimento da CPI dos Atos Antidemocráticos:

1. Soraya Thronicke

2. Giordano

3. Telmário Mota

4. Eliziane Gama

5. Davi Alcolumbre

6. Paulo Paim

7. Alessandro Vieira

8. Humberto Costa

9. José Serra

10. Marcos do Val

11. Leila Barros

12. Fabiano Contarato

13. Fernando Bezerra Coelho

14. Tasso Jereissati

15. Randolfe Rodrigues

16. Jean Paul Prates

17. Flávio Arns

18. Oriovisto Guimarães

19. Margareth Buzetti

20. Kátia Abreu

21 Weverton

22. Jorge Kajuru

23. Mara Gabrilli

24. Jaques Wagner

25. Angelo Coronel

26. Nilda Gondim

27. Styvenson Valentim

28. Rogério Carvalho

29. Irajá

30. Otto Alencar

31. Eduardo Braga 

CNN Brasil