Blog do Dina - Pescadores capturam peixe com mais de 100 kg na Costa Branca potiguar


Pescadores capturam peixe com mais de 100 kg na Costa Branca potiguar

10 de janeiro de 2023 às 15:08

Pescadores de Areia Branca, no litoral da Costa Branca potiguar, capturaram um atum com mais de 100 kg no último domingo (8). O transporte do peixe do barco para um caminhão foi registrado em vídeo por moradores da região.

A pesca ocorreu com anzol. Segundo o presidente da Associação dos Barcos de Pesca do Rio Grande do Norte, Pedro Gilson, o pescadores levaram entre três e quatro horas para retirar o atum do mar.

Pedro explica que é necessário um trabalho cuidadoso para evitar que a linha se rompa e também para evitar o "estresse" do peixe, que pode interferir na qualidade e na cor da carne.

Ainda de acordo com ele, atuns como o pescado no último domingo são vendidos para restaurantes de São Paulo especializados em sushi - prato da culinária japonesa consumido cru.

A pesca de atum é uma atividade regulamentada e que gera renda para o município do Oeste potiguar, que chega a exportar o pescado. O presidente da associação afirma que nessa época do ano, os peixes costumam ficar mais perto da superfície, à procura de alimento, o que facilita a captura dos animais maiores.

De acordo com o presidente da associação, os peixes capturados na região têm entre 70 kg e 90 kg, mas há registros de pescados com mais de 200 kg e até de 400 kg. Pedro Gilson explica que a pesca ocorreu já em águas internacionais.

A exportação de pescados em 2022 no Rio Grande do Norte movimentou US$ 22 milhões ao longo de 2022, de acordo com dados da balança comercial divulgados pelo governo federal.

G1 RN