Blog do Dina - RN precisa de doação de leite materno com urgência 


RN precisa de doação de leite materno com urgência 

11 de janeiro de 2023 às 13:52

Com a chegada do verão, o estoque dos bancos de leite do Rio Grande do Norte está em níveis criticos. O déficit acaba prejudicando recém-nascidos que necessitam do leite materno para seu crescimento e desenvolvimento saudável. 

Diante desse cenário, a Secretaria de Estado de Saúde Pública convoca as mulheres aptas para doação. "Doar leite é um ato que salva vidas de bebês que não puderam ser amamentados pelas mães.

O leite doado é oferecido a bebês hospitalizados, geralmente aqueles que nasceram prematuros e com baixo peso. Hoje o estoque mais baixo é o do Hospital DrJosé Pedro Bezerra, o Santa Catarina", disse Angélica Domingos, nutricionista e membro da equipe técnica da saúde da criança e aleitamento materno da Sesap.

Cada litro pode atender até 10 recém-nascidos. De acordo com a Rede de Bancos de Leite Humano- RBLH qualquer mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação.

Em 2022, no Rio Grande do Norte 3.763 mulheres realizaram doações de leite materno e 8.156 recém-nascidos foram beneficiados com as doações. Esses números têm apresentado uma queda considerável.

Atualmente, o Rio Grande do Norte conta com 06 bancos de leite humano e 03 postos de coleta, aptos a receber doações de leite materno. As doações realizadas nos postos de coleta são enviadas para enviadas para os bancos de leite para processamento. 

Confira quais locais é possível realizar a doação: 

Ligar para: (84) 9989.4808  - Banco de Leite do Hospital Dr José Pedro Bezerra. 


Bancos de Leite Humano 

Maternidade Escola Januário Cicco - Natal
Hospital Central Coronel Pedro Germano (Hospital da Polícia) - Natal
Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Hospital do Santa Catarina) – Natal
Centro de Saúde Reprodutiva de Mossoró 
Hospital do Seridó – Caicó
Hospital Maternidade Divino Amor – Parnamirim

Postos de coleta 

Maternidade Dr. Leide Morais – Natal
Maternidade Almeida Castro – Mossoró
Hospital Universitário Ana Bezerra – Santa Cruz