Blog do Dina - Empresário fica rico porque os trabalhadores trabalham, não ele, diz Lula


Empresário fica rico porque os trabalhadores trabalham, não ele, diz Lula

19 de janeiro de 2023 às 13:57

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 4ª feira (18.jan.2023) que o empresário “não ganha muito dinheiro porque ele trabalhou, ele ganha muito dinheiro porque os trabalhadores dele trabalharam”. Para o petista, é preciso ter “contrapartida social”.

Lula mencionou a frase em entrevista exclusiva (só para um veículo de mídia, de maneira individual) ao canal de notícias por assinatura GloboNews.

O chefe do Executivo havia sido questionado sobre se considerava as responsabilidades social e fiscal antagônicas –leia mais abaixo a pergunta feita ao presidente e a sua resposta.

“[A responsabilidade fiscal e a responsabilidade social] são antagônicas por causa da ganância das pessoas mais ricas”. E mais: “O empresário não ganha muito dinheiro porque ele trabalhou. Ele ganha muito dinheiro porque os trabalhadores dele trabalharam”.

Leia abaixo o que foi perguntado a Lula e o que disse o presidente:

GloboNews – “A responsabilidade social e a responsabilidade fiscal são frequentemente apresentadas, e às vezes tenho a impressão que o senhor pensa assim. Eu queria que o senhor me dissesse se é isso mesmo, como se elas fossem antagônicas, como se uma fosse inimiga da outra. Mas há quem entenda que elas não são necessariamente antagônicas. Para o senhor, elas são inimigas?”;
Lula – “Elas [a responsabilidade fiscal e a responsabilidade social] são antagônicas por causa da ganância, sabe, das pessoas mais ricas, ou seja, as pessoas não querem… o empresário não ganha muito dinheiro porque ele trabalhou. Ele ganha muito dinheiro porque os trabalhadores dele trabalharam. O que nós queremos é que apenas haja a contrapartida no social. Não interessa a gente ter uma sociedade de miseráveis. Nós queremos ter uma sociedade de classe média. Nós queremos que a pessoa tenha poder de consumo. Nós queremos que as pessoas possam viajar. Nós queremos que as pessoas possam comprar uma casa. Nós queremos que as pessoas possam comprar um carro. É o mínimo necessário que precisamos garantir para as pessoas. Que eles consumam aquilo que eles produzem. Agora, o que tem acontecido no Brasil? Se você pegar o relatório da economia, você vai ver que muita gente que era rica ficou muito mais rica, e o pobre ficou mais pobre”.

INFLAÇÃO E CRÍTICAS AO BC

O presidente também defendeu aumentar a meta de inflação anual para, segundo ele, evitar “arrochar” a economia e fazê-la crescer para aumentar a distribuição de renda. Ele sugeriu que a meta passe dos atuais 3,5% para 4,5%.

O petista criticou a atuação do Banco Central na condução da política monetária para conter a inflação com o uso da taxa de juros como principal instrumento.

Lula também afirmou que pretende reestruturar o movimento sindical, com a participação de sindicalistas, empresários e governo federal. “A gente não quer voltar ao passado, a gente quer estabelecer uma nova relação entre capital e trabalho”, disse.

O presidente disse ainda que pediu ajuda à Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) para fomentar a indústria de defesa no Brasil. Lula citou como exemplo a dinamização das patentes que os militares já desenvolveram e do submarino nuclear.

O petista disse ainda que fará uma reunião com o presidente da entidade, Josué Gomes, e com os comandantes das Forças Armadas depois que ele voltar da viagem que fará à Argentina e ao Uruguai. Ele embarca no dia 22 e retorna no dia 25. Na 6ª feira (20.jan.2023), o chefe do Executivo se reunirá com os comandantes.

LULA E A GLOBO

A relação do governo federal tem sido amistosa com os veículos de comunicação do Grupo Globo.

A primeira entrevista exclusiva de Lula foi para a emissora de TV a cabo paga GloboNews. A audiência de emissoras de notícias no Brasil flutua na faixa de 0,3 ponto percentual na medição da empresa multinacional Kantar (que no Brasil comprou o Ibope). Isso equivale a aproximadamente 200 mil pessoas assistindo.

No “Jornal Nacional”, cuja audiência é muito maior porque é transmitido na TV Globo aberta, a entrevista da GloboNews foi apresentada numa reportagem de 13 minutos e 4 segundos. Trechos da fala de Lula foram reproduzidos enfatizando a defesa da democracia. O “JN” decidiu não dar nada sobre a crítica do presidente à independência do Banco Central e uma meta de inflação mais alta. Mas deu a frase sobre empresários ganharem “muito dinheiro” não porque trabalharam, “mas sim porque os trabalhadores dele trabalharam”.

No último domingo (15), as imagens das câmeras de segurança do circuito interno do Planalto, com os arquivos dos atos de vandalismo do 8 de Janeiro, foram entregues com exclusividade para o programa “Fantástico”, da TV Globo. Essas imagens são um bem público e pela Lei de Acesso à Informação qualquer pessoa poderia ter acesso. Mas só na 2ª feira (16.jan) outros veículos de comunicação receberam cópias dos vídeos, 24 horas depois da TV Globo. O Poder360 fez esta reportagem a respeito.

A primeira-dama, Janja Lula da Silva, também mantém uma rotina de conversas com empresas do Grupo Globo. Até agora, já atendeu aos funcionários da empresa fluminense de mídia 5 vezes desde a eleição do marido:

  • “Fantástico” (13.nov.2022) – Janja gravou uma longa entrevista na suíte de cobertura do Hotel Emiliano, em São Paulo. Falou com as apresentadoras do programa dominical, Poliana Abritta e Maju Coutinho;
  • “Altas Horas” (dez.2022) – ficou na plateia do programa que teve uma homenagem ao cantor e compositor Milton Nascimento;
  • Vogue (1.jan.2023) – deu entrevista à revista especializada em moda, também do Grupo Globo, para comentar a roupa escolhida para a posse presidencial e sua postura como primeira-dama;
  • Palácio da Alvorada (5.jan.2023) – num passeio amigável pelo edifício que serve de moradia para presidentes da República, a primeira-dama recebeu a “GloboNews” para reclamar de tapetes puídos, poltronas com rasgos e rachaduras no teto de gesso. O substrato da reportagem era sugerir que o presidente anterior, Jair Bolsonaro, haveria deixado o local inabitável;
  • “Fantástico” (15.jan.2023) – no mesmo dia em que o programa dominical mostrou com exclusividade as imagens da depredação do Planalto, a emissora também teve nova entrevista com Janja reclamando que seu gabinete na sede do Executivo também havia sofrido avarias.

Poder 360