Blog do Dina - 'BBB' que inibe maus policiais começa a ser implementado no RN


'BBB' que inibe maus policiais começa a ser implementado no RN

24 de janeiro de 2023 às 11:26

Um dos projetos mais controversos nas polícias militares, mas altamente eficaz, começou a ser implementado no Rio Grande do Norte.

A Rocam é o primeiro batalhão a receber bodycams, câmeras que registram em tempo real o trabalho do policial. É um BBB de onde não se pode escapar.

As primeiras 15 unidades foram adquiridadas com emenda do senador Styvenson Valentim, de quase R$ 500 mil, conforme destacou o secretário de Segurança do Estado, Coronel Araújo, segundo quem o Estado pretende adquirir mais.

Câmera corporal em policial da Rocam
Câmeras corporais começaram a ser integradas a policiais

O projeto é simples: toda a ação policial é filmada de maneira ininterrupta. O resultado disso é inibir dois tipos de pessoas ruins: os policiais ruins e os bandidos que fazem falsas acusações contra a polícia, já que as câmeras provam quem fala a verdade.

Por que há divergência sobre um projeto altamente eficaz? Por causa da tolice da polarização (esquerda seria a favor do projeto e direita, contra).

Quando destinou recursos para esse projeto, o senador Styvenon Valentin - que não se pode dizer ser de esquerda - afirmou que esse é um projeto que protege o policial bom.

É verdade. As câmeras corporais estão por trás da redução em 80% da letalidade policial em São Paulo. Caiu o número de mortes atribuídas a confrontos.

Também desabaram as acusações de abuso de poder contra policiais - já que os espertinhos que pensam em invocar essa tese sabem que agora estão sendo filmados.