Blog do Dina - Biden anuncia envio de 31 tanques norte-americanos para a Ucrânia


Biden anuncia envio de 31 tanques norte-americanos para a Ucrânia

25 de janeiro de 2023 às 15:22

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta quarta-feira (25) que planeja enviar 31 tanques M1 Abrams para a Ucrânia, numa reversão da política norte-americana de resistência aos pedidos de Kiev para os veículos altamente sofisticados, mas de manutenção pesada.

Biden disse que o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, recomendou essa medida, pois fortalecerá a capacidade da Ucrânia de “defender seu território e atingir seus objetivos estratégicos”.

“Os tanques Abrams são os tanques mais capazes do mundo. Eles também são extremamente complexos para operar, então também estamos dando à Ucrânia as peças e equipamentos necessários para sustentar efetivamente esses tanques no campo de batalha. Vamos começar a treinar as tropas ucranianas nessas questões de sustentação, logística e manutenção o mais rápido possível”, disse Joe Biden na Casa Branca.

Os tanques Abrams levarão meses para chegar, segundo altos funcionários do governo, e exigirão treinamento extensivo para as tropas ucranianas sobre como operá-los.

“Entregar esses tanques ao campo levará tempo. Tempo que veremos e usaremos para garantir que os ucranianos estejam totalmente preparados para integrar os tanques Abrams em suas defesas”, acrescentou Biden.

Os EUA deverão enfrentar cadeias de suprimentos complicadas para entregar os componentes necessários para os tanques. Na semana passada, altos funcionários dos EUA citaram esses obstáculos como barreiras ao fornecimento de veículos para a Ucrânia.

CNN Brasil