Blog do Dina - Vacinas Meningocócica C e Varicela estão disponíveis para crianças, adolescentes e trabalhadores da saúde e educação no RN


Vacinas Meningocócica C e Varicela estão disponíveis para crianças, adolescentes e trabalhadores da saúde e educação no RN

25 de janeiro de 2023 às 15:46

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) emitiu uma nota técnica ampliando temporariamente a vacinação contra a varicela e a doença meningocócica no Rio Grande do Norte. Além das crianças, as vacinas também estão disponíveis para adolescentes e trabalhadores da saúde e educação até 60 anos. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal para estas doenças, além de evitar a ocorrência de surtos, hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. 

O esquema vacinal para a Meningocócica C (Conjugada) é de duas doses aos 3 e 5 meses de vida, e uma dose de reforço, preferencialmente, aos 12 meses de idade. As crianças que por algum motivo perderam a oportunidade de receber a vacina nas idades indicadas, poderão ser vacinados até os 4 anos, 11 meses e 29 dias. Até o final do mês de fevereiro de 2023 a faixa etária está ampliada ainda para crianças até 10 anos, 11 meses e 29 dias de idade e adolescentes até os 14 anos de idade, não vacinados com a vacina meningocócica C (Conjugada). Já a vacina contra a Varicela é realizada em duas doses. A primeira é aplicada a partir do 15º mês de vida e a segunda aos 4 anos de idade. Além das crianças nessa faixa etária, durante o mês de fevereiro de 2023 a vacina da varicela está indicada apenas para os trabalhadores da saúde/educação até 60 anos.

O Programa Estadual de Imunização adotou a medida em reunião colegiada com os municípios em razão do quantitativo de doses disponíveis no estado, cenário de adoecimento no país e prazo de validade relativamente curto dos imunizantes.