Blog do Dina - Acampamento em frente ao QG do Exército foi central para atos do dia 8, diz interventor federal


Acampamento em frente ao QG do Exército foi central para atos do dia 8, diz interventor federal

27 de janeiro de 2023 às 13:11

Ao apresentar o relatório sobre os atos criminosos particados durante o ataque aos Três Poderes, o interventor federal Ricardo Cappelli destacou a centralidade e a importância do acampamento de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) em frente ao Quartel-General do Exército em Brasília para os atos que culminaram no ataque em 8 de janeiro.

“Todos os atos tiveram sua organização, planejamento e ponto de apoio no acampamento. Aquilo virou um centro de construção de planos contra a democracia brasileira.”

Cappelli se referiu ao local como uma mini-cidade golpista e terrorista”, e destacou que um acampamento comum não teria a infraestrutura documentada no lugar, que contava com banheiros químicos, cozinha estruturada, geradores de energia, entre outros recursos.

Ele ainda acrescentou que havia documentos que alertavam sobre o risco de um ataque. “Houve informação sobre o que aconteceria no dia 8. Há um relatório da Secretaria de Segurança Pública do DF do dia 6 de janeiro onde está escrito textualmente que existia ameaça concreta de invasão aos prédios públicos.”

Cappelli afirmou que o relatório foi entregue ao gabinete de Anderson Torres, então secretário de segurança do DF, no dia 6.

Segundo ele, mesmo com esse documento, não havia nenhum plano operacional nem ordem de serviço para as forças de segurança no dia 8, de forma que não há sequer registro de quantos policiais estavam presentes no local. Apenas um memorando teria sido encaminhado burocraticamente para algumas unidades da polícia.

CNN Brasil