Blog do Dina - Estudante vítima de injúria racial em Natal relata crime: 'me chamou de macaco preto, macaco seboso e lixo'


Estudante vítima de injúria racial em Natal relata crime: 'me chamou de macaco preto, macaco seboso e lixo'

1 de fevereiro de 2023 às 13:06

O estudante Felipe Santiago, de 18 anos, que denunciou um crime de injúria racial na terça-feira (31), em Natal, afirmou que nunca tinha passado por situação semelhante em sua vida. A vizinha dele, uma idosa de 64 anos, foi presa em flagrante pela Polícia Civil.

De acordo com o estudante de educação física, o crime de injúria teria ocorrido durante uma discussão entre vizinhos.

"Ela me criticou, criticou, e passou a me chamar de macaco preto, macaco seboso e lixo. Foi um choque. Não é uma coisa de se esperar. Em minha vida, nunca aconteceu isso comigo. E eu tive que fazer o certo, que é contactar a polícia", afirmou em entrevista à Inter TV Cabugi.

Após ser acionada e ouvir a vítima, a suspeita e testemunhas, que teriam confirmado as ofensas, a Polícia Militar conduziu a mulher à delegacia, onde ela recebeu voz de prisão em flagrante. O delegado não pode aplicar fiança nesse tipo de caso.

Segundo a Justiça, a idosa deverá passar por audiência de custódia nesta quarta-feira (1). Na audiência, um juiz analisa a validade da prisão em flagrante e pode manter a detenção ou determinar outras sanções aos suspeitos detidos.

"É uma situação bem difícil. Infelizmente, não aconteceu só comigo e amanhã vai acontecer de novo. Realmente, só Deus no coração dessas pessoas, para elas mudarem esse pensamento. Eu me orgulho (de ser negro), é uma identidade minha e o certo a se fazer é isso. Não posso abaixar minha cabeça", declarou o rapaz. 

O crime

O estudante acionou a Polícia Militar por volta das 16h da terça-feira (31), após ter sido alvo das ofensas racistas em uma briga de vizinhos, no bairro Planalto, na Zona Oeste de Natal.

A mulher confirmou a versão dele aos policiais, foi levada à delegacia de plantão da Zona Sul da cidade e recebeu voz de prisão em flagrante.

Um familiar da suspeita, que pediu para não ser identificado, argumentou que a idosa tentou defender o marido, na discussão, e seria uma pessoa de "pouca instrução".

Segundo a Polícia Civil, a injúria racial é a ofensa a alguém em razão da raça, cor, etnia ou origem. Uma lei sancionada em janeiro aumentou a pena para injúria racial. A lei equipara a injúria ao racismo.

A pena é de dois a cinco anos de prisão e pode ser dobrada se cometida por duas ou mais pessoas.