Blog do Dina - O que é, quando e como acompanhar o cometa verde visível pela 1ª vez em 50 mil anos


O que é, quando e como acompanhar o cometa verde visível pela 1ª vez em 50 mil anos

1 de fevereiro de 2023 às 15:49

Um cometa recém-descoberto logo aparecerá no céu pela primeira vez em 50 mil anos.

O que é?

O cometa foi descoberto em 2 de março de 2022, por astrônomos usando a câmera de pesquisa de campo amplo do Zwicky Transient Facility, no Observatório Palomar no condado de San Diego, na Califórnia. E fez sua maior aproximação do Sol em 12 de janeiro, de acordo com a Nasa.

Batizado como C/2022 E3 (ZTF), o cometa tem uma órbita ao redor do Sol que passa pelos confins do sistema solar, razão pela qual demorou tanto para passar pela Terra novamente, de acordo com a The Planetary Society.

De acordo com a EarthSky, os observadores que estavam no hemisfério norte com telescópios tiveram que olhar para o horizonte nordeste pouco antes da meia-noite para ver o cometa em 12 de janeiro.

Quando e como ver o cometa?

De acordo com a EarthSky, o objeto celeste gelado, que vem aumentando o brilho à medida que se aproxima do Sol, fará sua passagem mais próxima da Terra entre 1º e 2 de fevereiro, a cerca de 42 milhões de quilômetros de distância.

À medida que o cometa se aproxima da Terra, os observadores poderão identificá-lo como uma mancha verde fraca perto da brilhante estrela Polar, também chamada de Estrela do Norte, e deve ser visível no início da noite.

Segundo a Nasa, o cometa está visível no céu da manhã para observadores do hemisfério norte durante a maior parte de janeiro e para observadores do hemisfério sul no início de fevereiro.

Dependendo de seu brilho nas próximas semanas, o C/2022 E3 (ZTF) pode até ser visível a olho nu em céus escuros no final de janeiro.

O cometa pode ser distinguido das estrelas por suas caudas de poeira e partículas energizadas, bem como pela nuvem verde brilhante que o envolve. A nuvem é um envelope que se forma ao redor de um cometa quando ele passa perto do Sol, fazendo com que seu gelo se sublime, ou se transforme diretamente em gás. Isso faz com que o cometa pareça embaçado quando visto através de telescópios.

CNN Brasil