Blog do Dina - Dina Verifica: Coca-Cola com limão se transforma em benzeno e causa câncer?


Dina Verifica: Coca-Cola com limão se transforma em benzeno e causa câncer?

4 de fevereiro de 2023 às 8:24

Poucas coisas são capazes de unir o povo brasileiro. Porém, um copo grande de Coca-Cola gelada no verão ou em um dia quente é “quase” consenso nacional. E se for acompanhada de rodelas de limão, é ainda melhor.

Mas parece que a “paixão” estaria com os dias contados. Isso porque, de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, a combinação de Coca-Cola com limão poderia ser mortal.

Segundo as publicações, o grande problema seria a presença do conservante benzoato de cálcio, que faz parte da fórmula da Coca-Cola, e a vitamina C, do limão. Ainda segundo a história, quando em contato, a vitamina C e o benzoato de cálcio produziriam uma substância chamada benzeno. De acordo com as publicações, o benzeno seria altamente tóxico e poderia causar câncer.

Confira:

Versão 1: “O conservante Benzoato de sódio – presente em refrigerantes – quando misturado com o ácido ascórbico, presente no limão, na laranja etc., produz Benzeno, que é um conhecido agente cancerígeno. Eu costumo tomar Coca-Cola com limão, mas não é um hábito saudável, conforme mostram pesquisas científicas como o artigo que segue”.

Versão 2: “Atenção vc que gosta de tomar bebidas com uma fatia de limão, mais precisamente a Coca-Cola. Para a conservação dos produtos é adicionado nos mesmos o BENZOATO DE CÁLCIO e esse em contato com a VITAMINA C do limão forma-se o BENZENO… O BENZENO é altamente tóxico”.

Coca-Cola com limão se transforma em benzeno e causa câncer?

INFORMAÇÃO FALSA

Os fatos

1- A informação caiu como uma bomba nas redes sociais, em especial, no Tik Tok e no Facebook, deixando muita gente preocupada. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta do equívoco da interpretação dos estudos e pela falta de provas.

2- É claro que o consumo excessivo de refrigerante não é recomendado e pode causar diversos problemas de saúde. Um estudo publicado pela revista Gut, em agosto de 2021, mostrou que o consumo diário de bebidas açucaradas (incluindo o refrigerante) pode aumentar em até 40% as chances de desenvolver câncer colorretal e de cólon. Além disso, os refrigerantes possuem altas concentrações de açúcar e de sódio, que podem levar a casos de diabetes. E bem, poder causar não significa, necessariamente, que o refrigerante, de forma isolada, vai causar problemas de saúde.

3- Ao analisar a história de hoje, percebemos se tratar de um sensacionalismo sem tamanho, misturado com interpretações equivocadas sobre o estudo citado na história. De fato, o benzoato de cálcio, em contato com a vitamina C, pode produzir benzeno. Porém, a situação não é tão simples assim e depende de um contexto.

4- O benzeno está presente em diversos tipos de alimentos, inclusive, nos refrigerantes. Desde 2011, diversas marcas da bebida estão comprometidas em reduzir os níveis de benzeno presentes nos refrigerantes.

5- Como já dissemos anteriormente, é bom regular o consumo da bebida, uma vez que ela é recheada de outras substâncias que podem trazer malefícios ao nosso organismo. Entretanto, não existe nenhum problema em tomar a sua Coca-Cola com limão.

6- A divulgadora científica Gabriela Bailas explicou, em sua página, que o estudo usado como prova da informação, na verdade, não diz nada disso. De acordo com ela, o estudo cita o benzoato de sódio, enquanto as histórias falam sobre o benzoato de cálcio.

7- Além disso, o estudo fala sobre o benzeno inalado e não sobre o benzeno ingerido. A divulgadora científica Gabriela Bailas ainda destaca que o próprio estudo afirma que os refrigerantes possuem baixos níveis de benzeno, que não seriam prejudiciais à saúde. Ela ainda ressalta que a FDA, agência reguladora nos EUA, já investigou cerca de 100 refrigerantes e concluiu que não existem quantidades significativas de benzeno nas bebidas.

8- Já o professor e divulgador científico Lucas Moreno, do canal Moleculando, explica que o benzeno precisa de condições muito específicas para ser produzido. Dentre elas, o professor cita a temperatura, a exposição à radiação UV, a concentração, um catalisador e um mecanismo de reação bastante sofisticado. O professor Lucas Moreno ainda destaca que um copo com gelo e limão não apresentaria condições favoráveis para que a reação aconteça.

9- Responsável pelo canal Moleculando, ele ainda explica que as pessoas precisam ter mais critério ao consumir informações de cunho científico. Por exemplo, quem escreveu o artigo, onde ele foi publicado, se ele foi revisado por pares, se recebeu algum tipo de patrocínio e qual o fator de impacto do artigo, pois tudo isso pode influenciar no resultado e na validade do trabalho.

10- Por fim, a própria Coca-Cola desmentiu toda a informação. De acordo com a empresa, as pessoas podem seguir tomando Coca-Cola com limão sem nenhum tipo de preocupação. Segundo a Coca-Cola, a produção de benzeno não é uma reação instantânea, ou seja, além das condições, também depende de tempo. A Coca-Cola ainda destacou que os níveis de benzeno usados pela empresa são considerados seguros.

Boatos.org