Blog do Dina - Dina Verifica: Uber vai sair do Brasil por causa do governo Lula?


Dina Verifica: Uber vai sair do Brasil por causa do governo Lula?

10 de fevereiro de 2023 às 14:54

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, deu que falar na última semana. No dia 6 de fevereiro de 2023, Luiz Marinho disse que seria possível trocar o aplicativo de transporte Uber pelos Correios. 

A declaração veio após uma conversa sobre uma provável mudança na legislação trabalhista, regulamentando a situação dos trabalhadores do aplicativo.

Na oportunidade, o ministro do Trabalho disse que poderia convocar os Correios para criar um novo aplicativo e substituir o Uber, caso o aplicativo de transportes decidisse deixar o Brasil em uma possível mudança na legislação trabalhista.

A partir daí, diversas histórias começaram a pipocar nas redes sociais. Mas uma delas se destacou. De acordo com a publicação, o aplicativo Uber teria decidido sair do Brasil por causa do governo Lula. 

Confira:

Versão 1: “Após regulamentação do ministro do Lula Uber ameaça sair do Brasil mas o nosso presidente falou que não se preocupasse que ele vai chamar o correio será que vamos ser transportado agora dentro de um envelope e onde eles vão colocar o selo”. 

Versão 2: “Eu acho que a Uber não vai aguentar. Se sair do Brasil aí f**** de vez”. 

Versão 3: “O que vai acontecer é a Uber sair do Brasil , aumentando o desemprego. F@zu3l1”.

Uber vai sair do Brasil por causa do governo Lula?

INFORMAÇÃO FALSA

Os fatos

1- A informação causou um verdadeiro burburinho nas redes sociais, especialmente, no Facebook e deixou muita gente preocupada. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da origem da informação e da explicação da própria empresa.

2- Para começo de história, a mensagem apresenta caráter vago, extremamente alarmista e não cita fontes confiáveis. Essas são características recorrentes em fake news. 

3- Além disso, não existe nenhuma notícia sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

4- Se isso não bastasse, histórias falsas envolvendo embates entre empresas e governos no Brasil já circulam há algum tempo na internet.

5- Ao pesquisar por mais informações sobre o assunto, nada é encontrado. Não existe nenhuma notícia em veículos de comunicação confiáveis sobre a suposta saída da Uber do Brasil e muito menos sobre o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, apontando que a empresa deixaria o país. A fala de Marinho foi sobre uma situação hipotética, que nem sabemos se vai ocorrer.

6- Por meio de uma nota, a Uber explicou que a plataforma conta com mais de 1 milhão de motoristas e 30 milhões de pessoas que buscam viagens diariamente.

7- Além disso, a empresa ainda explicou que passou por um processo muito similar na Espanha, após a regulação do aplicativo e, ainda sim, não deixou o país. 

8- De acordo com a Uber, os problemas identificados pelos motoristas e pelo aplicativo estão sendo repassados ao governo espanhol. A Uber afirmou que não pretende deixar o Brasil e que defende a regulamentação dos motoristas, incluindo todos na Previdência Social e pagando parte das contribuições.

Boatos.org