Blog do Dina - Dina Verifica: Jogo de xadrez pode ser proibido no Brasil por ser um jogo racista?


Dina Verifica: Jogo de xadrez pode ser proibido no Brasil por ser um jogo racista?

15 de fevereiro de 2023 às 16:52

Nos últimos tempos, informações falsas sobre supostos projetos de lei absurdos surgem do nada. A última das histórias aponta para uma suposta proibição que estaria sendo estudada.

De acordo com a mensagem que circula online, o jogo de xadrez estaria prestes a ser proibido no Brasil. Haveria vários motivos para isso, mas basicamente, passaria pelo fato de o jogo ser racista, contra animais, contra mulheres e politicamente incorreto (se é que este termo existe).

Leia:

Está sendo estudada a proibição do Xadrez, por se tratar de um jogo “racista”: as brancas contra as pretas, onde também as brancas jogam primeiro. Existem peões que são sacrificados, típicos do capitalismo; há também um sério “abuso animal” ao brincar com Cavalos em movimentos rígidos, sempre em L; e Bispos a “serviço” de uma Monarquia.

Como se tudo isso não bastasse, nos deparamos com uma ação deliberada do Machismo e do Patriarcado, já que a Rainha é quem mais tem que trabalhar no jogo, em benefício de um Rei que mal se move. Estamos estudando seriamente um jogo mais “inclusivo”! Sem falar na situação da Rainha que pode ser comida por qualquer um , incluindo o Bispo.

Jogo de xadrez pode ser proibido no Brasil por ser um jogo racista?

INFORMAÇÃO FALSA

Os fatos

1- O que não faltou foi gente se escandalizando ou rindo da história. Porém, se trata de uma informação falsa.

2- Não sabemos se por causa do tom jocoso ou se porque teve gente que acreditou (nossa tese é fortalecida por causa de discussões reais nos comentários das postagens), mas o fato é que a “notícia” circulou com muita força em redes sociais. Não deveria. Falamos isso porque a informação sobre “proibição do xadrez” é falsa.

3- O primeiro e mais óbvio ponto que derruba a tese está no próprio tom do texto. Trata-se de uma interpretação totalmente enviesada do que pode ser considerado racismo, capitalismo, maus tratos a animais (movimentos rígidos em cavalos???) e feminismo. Nem entre grupos de defesas a essas minorias, as tais acusações colariam.

4- Mesmo sem muita lógica na informação, fomos buscar pela tal medida. Como era de se imaginar, nada encontramos em fontes confiáveis. Descobrimos que, na realidade, o texto não passa de uma ilação publicada em grupos reacionários para tentar justificar algumas falas “politicamente incorretas” (como dizem) que estão sendo execradas publicamente. Fora o que foi apresentado, não há nada.

Boatos.org