Blog do Dina - Coxinha, Bauru e pastel estão entre as melhores comidas do mundo em plataforma internacional


Coxinha, Bauru e pastel estão entre as melhores comidas do mundo em plataforma internacional

1 de março de 2023 às 12:15

Depois do queijo Canastra e do Coalho figurarem entre os 50 melhores queijos do mundo segundo a plataforma Taste Atlas, outras iguarias nacionais entraram para os holofotes internacionais.

Desta vez, a coxinha, o Bauru e o pastel de feira estão entre as melhores comidas do mundo de acordo com novos rankings atualizados nas redes sociais da plataforma internacional. As listas são feitas de acordo com as avaliações da própria audiência.

Descrita pela enciclopédia gastronômica como um “croquete crocante recheado de carne de frango e cream cheese que é moldado em forma de coxa de galinha, então empanada e frita”, a coxinha aparece atualmente no 30º lugar no ranking das 50 melhores comidas de rua do mundo. 

O Taste Atlas descreve a coxinha como um dos salgados mais populares do país, em que “se originou por São Paulo no século 19 e nos anos 1950 se espalhou pelo Rio de Janeiro e Paraná”.

Quem aparece em primeiro lugar entre as 50 melhores comidas de rua do mundo do ranking atualizado compartilhado pela enciclopédia nas redes sociais é o guotie, iguaria de rua do norte da China que é tipicamente recheada com carne de porco desfiada, repolho chinês, cebolinha, gengibre, vinho de arroz e óleo de gergelim.

Bauru entre os melhores sanduíches 

Na última segunda-feira (27), o Taste Atlas divulgou em suas redes sociais a lista atualizada dos Melhores Sanduíches do Mundo. Dentre os 50 itens, o Bauru aparece na 38ª posição, saindo na frente de outras opções conhecidas, como o norte-americano Avocado Toast (44º lugar).

A plataforma descreve o Bauru como um “verdadeiro clássico brasileiro” que consiste em um “pãozinho crocante recheado com queijo derretido, tomate, picles fatiado e rosbife”.

A enciclopédia ainda detalha que a invenção do Bauru é creditada a Casimiro Pinto Neto na década de 1930, à época um estudante de Direito e cliente do restaurante Ponto Chic, que pediu um lanche especial só para ele.

Com o tempo, a popularidade do sanduíche cresceu e hoje pode-se encontrar “presunto fatiado no lugar do rosbife ou pão de forma no lugar do pão francês”.

Já quem lidera a lista dos 50 Melhores Sanduíches do Mundo é o tombik, sanduíche tradicional da Turquia. Conhecido também como gobit kebab, é uma variedade do prato nacional döner kebab em que a carne desfiada é recheada em um pão achatado conhecido como pide ekmek.

Pastel entre os melhores da pastelaria 

Já o típico pastel brasileiro, de massa salgada e frita, entrou para os 50 melhores itens de pastelaria do mundo no ranking atualizado divulgado pelo Taste Atlas.

A iguaria nacional figura na 11ª posição da lista, em que aparece na frente até mesmo dos franceses éclair (37º lugar) e brioche (40º) e do italiano cannoli (38º lugar).

O pastel brasileiro é tido como “um dos itens de fast food mais comuns no Brasil” e que pode ser recheado com uma variedade de ingredientes, geralmente frango desfiado, carne moída, mussarela ou camarões.

“Variedades doces também existem e geralmente são feitas com chocolate, banana ou geleia de goiaba, mas não são tão comuns quanto as salgadas. A origem exata não é conhecida, mas acredita-se que o pastel tenha evoluído a partir do rolinho primavera chinês, trazido para o Brasil por imigrantes japoneses”, diz a página oficial do Taste Atlas.

Na mesma categoria, os portugueses angariaram a liderança com o Pastel de Belém em primeiro lugar e o Pastel de Nata em segundo lugar.

CNN Brasil