Blog do Dina - Cigarro: 90% dos adolescentes conseguem comprar produto em padarias, mercados e bancas de jornal, aponta estudo do Inca


Cigarro: 90% dos adolescentes conseguem comprar produto em padarias, mercados e bancas de jornal, aponta estudo do Inca

4 de março de 2023 às 10:37

90% dos adolescentes de 13 a 17 anos conseguem comprar cigarros em locais comerciais autorizados, como padaria, cafeteria, mercados e bancas de jornal, segundo estudo do Instituto Nacional de Câncer (Inca). A venda é proibida para essa faixa etária.

O estudo, que usa dados de pesquisas escolares, mostra ainda que sete em cada dez jovens teve acesso a cigarro pela compra direta nos estabelecimentos autorizados. Entre 2015 e 2019, a venda proibida cresceu de 81,1% para 89,6%.

Outro dado divulgado ainda é que 70% dos menores de idade adquirem cigarro unitário, o que significa que os postos de venda abrem o maço de cigarros e comercializam unidades avulsas, em desacordo com a lei.

— Quando se viola um maço ou embalagem de cigarro qualquer, que é produto para consumo, você está colocando em risco a integridade do produto. Não se sabe se o que havia ali dentro foi alterado — afirma o diretor executivo da Fundação do Câncer, Luiz Augusto Maltoni.

De acordo com Maltoni, pais, sociedade e instituições de controle devem manter vigilância no combate ao tabagismo no Brasil, mesmo com a queda em mais de 50% do número de fumantes no país.

—São duas transgressões importantes. Primeiro, não cumprindo a lei em relação a vender para menores de idade e, segundo, vender o cigarro avulso, que é outra transgressão que a lei não permite — diz.

Desde 2019, Brasil e a Turquia são citados como dois países que adotaram todas as medidas de combate ao tabaco, estabelecidas em 2005 pelo Relatório MPOWER, da Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo o diretor.

— Não podemos deixar que a falta de fiscalização ou que as novas formas de fumar, como os cigarros eletrônicos, reaqueçam esse mercado com a formação de novos públicos — afirma Maltoni.

O tabagismo pode levar a diversos problemas de saúde, como doenças cardíacas, respiratórias e câncer.

O GLOBO