Blog do Dina - Consulta do BC de dinheiro esquecido em bancos tem instabilidade e fila de 300 mil pessoas


Consulta do BC de dinheiro esquecido em bancos tem instabilidade e fila de 300 mil pessoas

7 de março de 2023 às 13:23

A consulta de valores esquecidos em bancos ou outras instituições financeiras pelo site do Banco Central (BC) foi disponibilizada às 10h desta terça-feira (7) e gerou uma fila de mais de 300 mil pessoas tentando acessar o Sistema Valores a Receber (SVR), com instabilidade no site e espera de até duas horas.

Por conta da instabilidade, o Banco Central passou a exibir um aviso para os usuários, pedindo que eles retornem em outro momento, pois já havia muitas pessoas aguardando na fila.

O Banco Central informou que o SVR está “funcionando a plena carga para atender a todos os interessados em recuperar os recursos “esquecidos” no sistema financeiro”.

“Como é comum em sistemas que recebem uma enorme quantidade de acessos em curto espaço de tempo, o SVR organiza automaticamente uma fila e informa ao usuário sua posição e previsão de atendimento”, diz o comunicado.

O BC também informou que o tempo para os usuários requererem seus recursos “tem sido menor que o esperado”, e que “o sistema está adequando o cálculo do tempo esperado em fila para refletir essa experiência real dos usuários, o que deve reduzir a previsão em espera informada ao cidadão”.

“Passadas as primeiras horas de funcionamento a demanda deve diminuir e, consequentemente, as filas. O BC tranquiliza os cidadãos de que os recursos permanecerão a sua disposição pelo tempo que for necessário e que todos serão atendidos o mais rapidamente possível, sem necessidade de agendamento de horário certo como na primeira fase, em 2022.”

De acordo com o BC, cerca de 643 mil pessoas têm mais de R$ 1.000 a sacar de “dinheiro esquecido”.

A primeira etapa da plataforma Sistema Valores a Receber (SVR) foi liberada em 28 de fevereiro, e permitia, com a utilização de um CPF ou CNPJ, consultar apenas existência ou não de “dinheiro esquecido”, sem informar o valor.

Para fazer a consulta é necessário informar a data de nascimento ou a data de criação da empresa, no caso de CNPJs.

Caso o solicitante tenha alguma quantia a receber, uma mensagem aparecerá na tela informando que o CPF ou o CNPJ e deve aguardar a data indicada para realizar os próximos passos e receber o montante.

Já em casos negativos, a mensagem que aparecerá comunicará que o CPF ou CNPJ digitado não tem nenhum valor esquecido a ser transferido.

CNN Brasil