Blog do Dina - Inflação do chocolate deixa ovo de Páscoa 15% mais caro


Inflação do chocolate deixa ovo de Páscoa 15% mais caro

7 de março de 2023 às 15:37

A Páscoa está chegando e já tem gente se perguntando como fazer para não deixar a data passar em branco. A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Getúlio Vargas confirma: o chocolate aumentou 12% nos últimos doze meses. Acima da inflação dos alimentos e bem acima do índice geral de 4,5%.

Uma outra pesquisa mostra que o preço do ovo de Páscoa passou de R$ 56, em média, em 2021 para R$ 65 em 2022. Aumento de 14,7%.

O consumidor já percebeu que precisa de criatividade na hora de pensar no presentinho de Páscoa. A substituição dos ovos é uma tendência. Nos dois últimos anos, apenas 10% dos consumidores optaram pelo ovo de chocolate. A cuidadora Érica Santos usa a originalidade na hora de presentear.

"Coloco uma barrinha de chocolate, um brinquedinho, coelhinho da Páscoa, coisa de momento. Eu que faço", diz Érica.

Por conta do aumento de preço e do menor interesse dos consumidores pelos ovos de chocolate, um supermercado da Zona Norte do Rio desistiu de encomendar o tradicional presente da Páscoa e está investindo em barras e caixas de bombom. O dono do mercado diz que o consumidor está priorizando o básico.

"O pessoal realmente não tá visando muito esses produtos sazonais. Preferem mais o pão de cada dia, o básico, a cesta básica. Arroz, feijão, que acho que é a prioridade. Tem que ser a prioridade, né?", disse o empresário Bruno Senegetti.

Bom Dia Brasil