Blog do Dina - Banco dos Brics anuncia saída de presidente e abre caminho para Dilma


Banco dos Brics anuncia saída de presidente e abre caminho para Dilma

10 de março de 2023 às 12:16

O Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), instituição dos Brics, anunciou nesta sexta-feira (10) a saída do atual presidente Marcos Troyjo, no cargo desde julho de 2020.

O movimento ocorre após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defender, em entrevista exclusiva à CNN, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) no comando da instituição, apelidada de “Banco dos Brics” em referência ao agrupamento econômico composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, com sede em Xangai.

“O NDB iniciou um processo de transição de liderança, que ocorre de forma mutuamente acordada e de acordo com a governança e os procedimentos do Banco”, informou o órgão em comunicado oficial.

“A Assembleia de Governadores do Novo Banco de Desenvolvimento elegerá então um novo presidente indicado pelo Brasil, para cumprir o mandato rotativo que expira em 6 de julho de 2025. Após a eleição, o novo presidente toma posse.”

Marcos Troyjo deixará o cargo até 24 de março de 2023. Segundo relatos, o empresário pode ocupar função na gestão do governador Tarcísio Freitas, em São Paulo.

“Se depender de mim, Dikma será presidente do banco dos Brics"

À âncora da CNN, Daniela Lima, o presidente Lula afirmou que, se “depender dele”, Dilma será a nova presidente do banco.

“Se depender de mim, ela vai ser [presidente do banco do Brics]. A Dilma é uma figura extraordinária. Se eu não tivesse sido presidente e, sim, ministro político da Dilma, não teria acontecido o que aconteceu. Acho que faltou um pouco de conversa, de paciência, mas ela é uma mulher extraordinária, digna de muito respeito, e o PT adora ela”, disse o presidente.

“Ela é muito competente tecnicamente. Se for presidente do Brics, será uma coisa maravilhosa para o Brics e para o Brasil.”

Dilma foi indicada pelo presidente Lula para a direção do NBD. Com sede em Xangai, o “Banco dos Brics” tem como objetivo financiar obras para projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos países que compõem o grupo.

Segundo relatos feitos à CNN, a petista tem tratado do assunto com aliados próximos, entre eles especialistas no país asiático, e tem consumido conteúdo relacionado à história e ao desenvolvimento econômico da China.

CNN Brasil