Blog do Dina - MPF no DF abre procedimento preliminar para apurar se houve peculato no caso das joias


MPF no DF abre procedimento preliminar para apurar se houve peculato no caso das joias

17 de março de 2023 às 15:36

O Ministério do Público Federal (MPF) no Distrito Federal abriu, nesta sexta-feira (17), procedimento preliminar para investigar o ex-presidente Jair Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro por peculato no caso das joias trazidas da Arábia Saudita.

O governo do ex-presidente tentou trazer ao Brasil, de forma irregular, joias com diamantes avaliadas em R$ 16,5 milhões. Os objetos foram dados de presente pelo regime da Arábia Saudita, após o governo brasileiro fazer uma missão oficial ao país árabe.

O procedimento preliminar foi aberto a partir da denúncia da deputada federal Luciane Cavalcanti (PSOL-SP). O procurador do MPF no DF Caio Vaez Dias é o responsável pelo caso. O g1 tenta contato com a defesa de Jair e Michelle Bolsonaro.

Conforme revelou o jornal "O Estado de S. Paulo", as joias acabaram retidas na Receita Federal, devido à falta de declaração de entrada, porém houve diversas tentativas de membros do governo Bolsonaro de retirá-las.

A TV Globo mostrou que, em uma dessas tentativas, o então ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou que as joias iram para Michelle Bolsonaro. À Polícia Federal, ele mudou a versão.

Depois, foi descoberta a existência de um segundo pacote de joias – também dado pela Arábia Saudita em 2021 e está em posse do ex-presidente Bolsonaro.

Segundo resolução do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o procedimento será analisado em um prazo de 30 dias, prorrogáveis por um prazo de 90 dias. Nesse período, o procurador do MPF pode colher informações preliminares sobre o caso.

g1