Blog do Dina - 9 presos são transferidos do Complexo de Alcaçuz para presídios federais


9 presos são transferidos do Complexo de Alcaçuz para presídios federais

18 de março de 2023 às 9:55

Nove presos do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte suspeitos de comandar ataques criminosos registrados desde o dia 14 de março no estado foram transferidos para o presídios federais na noite desta sexta-feira (17).

Segundo o governo do estado, a transferência ocorreu em resposta aos atentados recentes. Os nove presos estavam no Presídio Rogério Coutinho, localizado no Complexo de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal, e poderão ficar custodiados em qualquer uma das cinco unidades federais espalhadas pelo país - uma delas fica em Mossoró, no Oeste potiguar.

"Os custodiados são acusados de comandar os crimes como homicídios e tráficos de drogas, além de estar envolvido em planos de fugas e ataques a patrimônios públicos e privados no Rio Grande do Norte", informou o governo em nota, neste sábado (18).

Com a transferência, chegou a 10 o número de custodiados do Rio Grande do Norte incluídos nas penitenciárias federais desde o início da crise no estado. A primeira transferência ocorreu na terça-feira (14).

As transferências foram realizadas a pedido do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte e do governo local e autorizadas pelo Juiz da Vara de Execução Penal.

No sistema federal, segundo o governo, os presos ficarão isolados em celas individuais, com visitas monitoradas e apenas por parlatório.

g1 RN