Blog do Dina - Operação dos ônibus em Natal segue sem prazo para voltar ao normal


Operação dos ônibus em Natal segue sem prazo para voltar ao normal

20 de março de 2023 às 15:59

A operação do sistema de transporte público em Natal segue com frota de ônibus e linhas reduzidas devido aos recentes ataques perpetrados na cidade e em outros municípios do Rio Grande do Norte. Sem previsão para retorno ao funcionamento de dias normais, a disponibilidade dos veículos e itinerários vem sendo definidas em reunião um dia antes. 

Participam da reunião, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) e os sindicatos dos trabalhadores rodoviários (Sintro) e das empresas (Seturn).

Segundo o diretor executivo do Sintro, Gilvan Silva, não há uma data para retorno de 100% da frota de dias normais em Natal. A definição, de acordo com o sindicalista, passa por uma posição da Sesed na garantia da Segurança Pública. 

"Pela parte do Sintro, a gente não vê nenhum empecilho para voltar 100% da frota, desde que haja a garantia de segurança para os operadores do sistema de transporte público", afirma Gilvan Silva.

De acordo com o Sintro, cerca de 20% da frota de ônibus está rodando em Natal. Nesta segunda-feira (20), houve uma ampliação na quantidade de veículos em circulação na cidade. Pelo menos 60 ônibus e 23 linhas estão em funcionamento, segundo a STTU.

Questionada sobre o retorno do funcionamento normal das linhas de ônibus em Natal, a STTU afirmou que terá posicionamento após reunião desta segunda-feira, no fim da tarde.

Linhas de ônibus em funcionamento em Natal

A STTU informou que 15 linhas funcionariam nesta segunda-feira: 07, 08, 21,22, 29, 33, 38, 43, 50, 59, 60, 63, 73, 77 e 79. No início da manhã, a secretaria informou a inclusão de mais oito linhas: 15, 27, 35, 46, 51, 52, 54 e 70.

Tribuna do Norte