Blog do Dina - Comissão de Saúde aprova projetos que preveem serviço de psicologia em Natal


Comissão de Saúde aprova projetos que preveem serviço de psicologia em Natal

21 de março de 2023 às 13:34

A Comissão de Saúde, Previdência e de Assistência Social da Câmara Municipal de Natal realizou na tarde desta segunda-feira (20) uma reunião para apreciar e votar projetos de lei que contou com a participação dos vereadores Herberth Sena (PSDB), Preto Aquino (PSD), Camila Araújo (União Brasil) e Peixoto (PTB). Destaque para a aprovação do PL 267/2022 encaminhado pelo vereador Kleber Fernandes (PSDB) que autoriza o acompanhamento psicológico às mulheres vítimas de violência doméstica nos Postos de Saúde e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). 

De acordo com o texto, as Unidades Básicas integrantes da Rede Pública de Saúde do Município deverão propiciar condições para a prestação de acompanhamento psicológico para as mulheres vítimas de violência doméstica. Já o Poder Público poderá contratar profissionais especializados na área de Psicologia, ou celebrar convênios com Organizações não Governamentais (ONGs), com observância das normas relativas à matéria, para cumprir a finalidade prevista na Lei. 

Em temática semelhante, recebeu parecer favorável o PL 399/2022 que implanta o “Programa de Atendimento Psicológico às Vítimas de Alienação Parental” na capital potiguar. De autoria do vereador Luciano Nascimento (PTB), a proposta visa estabelecer orientações para o atendimento das vítimas de alienação parental e proporcionar apoio psicológico às vítimas após a consecução de ação judicial proferida na instância competente. 

Outras duas matérias foram acatadas pelo colegiado: PL 220/2020, da ex-vereadora Divaneide Basílio, que cria no Calendário de Eventos de Natal, o Dia Municipal dos RAROS, a ser celebrado nos anos bissextos, no dia 29 de fevereiro, quando se comemora o "Dia Mundial das Doenças Raras", e o PL 242/2022, do vereador Peixoto, que dispõe sobre a distribuição de equipamentos de proteção contra radiação ultravioleta aos servidores públicos que prestem serviços desempenhando suas funções ao ar livre, expostos ao sol.

Por fim, o presidente da Comissão de Saúde, vereador Herberth Sena, falou sobre o relatório da visita fiscalizatória ao Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) e ao Departamento de Logística e Suporte Imediato à Saúde (DLS). "Verificamos que a comunicação entre o sistema de abastecimento e os hospitais e postos de saúde precisa melhorar, para que a logística seja mais eficiente e os insumos cheguem até a população. Dito isso, a comissão vai buscar junto à Secretaria Municipal de Saúde uma forma de resolver esta questão", concluiu.