Blog do Dina - Governo do RN alerta para golpe do PIX com ameaça de ataque


Governo do RN alerta para golpe do PIX com ameaça de ataque

21 de março de 2023 às 17:23

A Sesed emitiu um alerta para um golpe que está circulando, após os ataques no RN.

Segundo a mensagem compartilhada pelo governo estadual, criminosos estariam ligando para comerciantes e ameaçando com incêndio ou disparos de arma de fogo, caso não seja feita uma transferência por PIX.

Veja o alerta do governo:

Se alguém ligar ou mandar mensagem para você ameaçando que seu imóvel, ou estabelecimento comercial será incendiado, ou alvo de disparos de arma de fogo, e para evitar que isso ocorra deve efetuar algum tipo de pagamento, trata-se de um GOLPE!

Em função das ações crimonosas iniciadas há alguns dias, aumentou também a atuação de estelionatários, através de um golpe antigo. Os golpistas têm se aproveitado do atual contexto para impor o pânico e, inclusive, disseminar supostas "ordens" para fechamento do comércio em algumas regiões. O mais comum tem sido a exigência de transferência de valores via PIX. Não o faça!

O cidadão que for alvo desse tipo de tentativa criminosa deve acionar imediatamente as autoridades, através dos telefones 190 e 181 para atuação das polícias quanto à investigação. Trata-se de crime de estelionato, previsto no Código Penal Brasileiro (Artigo 158), que prevê prisão entre 4 a 5 anos.

Não faça qualquer transferência, acione a polícia!