Blog do Dina - Igreja entrega 'lista de pecados' a fiéis que vão de horóscopo a jogos de RPG; material viraliza e gera polêmicas


Igreja entrega 'lista de pecados' a fiéis que vão de horóscopo a jogos de RPG; material viraliza e gera polêmicas

22 de março de 2023 às 16:25

Uma "lista de pecados" entregue durante um retiro de fiéis de uma igreja de São Paulo viralizou nas redes, nesta quarta-feira (22), causando, além de risadas, também muita polêmica. São mais de 100 itens que o frequentador do culto deve preencher no papel, que objetiva medir a quantidade de blasfêmias praticadas por cada um.

Entre as "transgressões" estão itens inusitados, como adesão a horóscopo, pirataria, jogos de RPG, intelectualismo e irreverência. O material também traz ataques diretos a outras religiões. Primeira comunhão, crisma, "benzimentos" e umbanda, por exemplo, são colocados como pecados na mesma relação que contém assassinato, estupro, pedofilia e crueldade.

Ainda há itens que apontam como blasfêmias o "homossexualismo" e o "lesbianismo", o que é crime. Além da intolerância religiosa, a homofobia também é infração prevista no Código Penal. A mesma folha traz itens conflitantes, já que a instituição trata a intolerância, o ódio, o racismo, a opressão e o autoritarismo como pecados.

Outros "pecados" listados pela igreja em questão, que não foi identificada pelo autor da postagem, citam questões subjetivas e pouco inteligíveis, como: "intelectualismo", "irreverência", "imprudência", "facção". Outros, adentram a intimidade dos fiéis. Segundo a lista, a religião não permite: pornografia (escrito como "pronografia"), sadomasoquismo, masturbação.

Os jogos de RPG, queridos entre o público jovem, jogados com folhas, tabuleiros e dados, simulando aventuras, são "jogos da morte", segundo a lista e estão no mesmo patamar do sexo com parentes, vício de álcool e drogas e sadismo. Pirataria, também não pode – como também prevê a lei.

À reportagem, a autora da postagem contou que a entrega da lista a um amigo seu ocorreu neste fim de semana em um retiro da igreja que a família dele frequenta. Procurado, o colega não quis dar detalhes sobre como o papel chegou às mãos do fiéis. "Era só pra ser um tweet inocente, não imaginávamos que ia tomar essas proporções", disse. Também publicou:

"Eu não quero que isso chegue nas pessoas da igreja da minha mãe, porque nem todos de lá tem culpa disso. Não quero estressar ninguém, nem trazer olhares tortos para as pessoas que me conhecem de lá. Por favor, tentem entender", disse o amigo.

Após a grande repercussão da lista, que foi parar nos trending topics do Twitter (os tópicos mais lidos e comentados), ambos decidiram bloquear seus perfis e a publicação não está mais disponível.

'Quase gabaritamos', brincam internautas

Internautas repercutiram a postagem e brincaram com a situação. "Eu imprimi e pedi aos meus colegas de trabalho para preencher. Quase gabaritaram", escreveu um usuário. "Lesbianismo, ciúmes doentio, RPG, pirataria e horóscopo me quebrou demais", comentou outra conta.

Muitos usuários decidiram marcar a quantidade de "pecados cometidos" e comparar o número alcançado com o dos demais. Internautas também apontaram a intolerância religiosa presente em muitos dos pontos listados.

"O [tópico] sobre orixás foi intolerância religiosa", escreveu uma conta. "Calmaê, primeira comunhão e crisma é pecado? Da última vez que eu vi o código penal religioso, isso daí era pra ser feito por todos os fieis durante a adolescência" comentou outro usuário.

O GLOBO