Blog do Dina - Natal oferta 270 vagas em cursos de qualificação profissional


Natal oferta 270 vagas em cursos de qualificação profissional

10 de abril de 2023 às 14:38

Neste mês de abril Natal está ofertando diferentes oportunidades em forma de cursos gratuitos de qualificação profissional  para os natalenses.

A qualificação profissional é um diferencial importante na hora de buscar uma nova oportunidade de trabalho, por isso, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social – Semtas, abre 270 vagas em cursos de qualificação profissional, em 11 segmentos diferentes. Estes cursos são gratuitos e vão acontecer em formato presencial. 
 
As inscrições serão realizadas nesta terça-feira (11) e quarta-feira (12), com início das formações já no mês de abril. Os cursos têm a duração que variam de 60 a 160 horas/aula, nos turnos da manhã e tarde, conforme a quantidade de módulos e os conteúdos abordados. Os cursos são de qualidade no atendimento, corte de cabelo, auxiliar de limpeza, promotor de vendas, espanhol básico, rotinas administrativas, barbeiro, camareira, manicure, sobremesas e libras.

O objetivo, conforme explicou a titular da Semtas, Ana Valda Galvão, é capacitar os natalenses, observando e reforçando as potencialidades de cada um. “Não temos dúvida que a expansão do ensino profissionalizante pode atrair ainda mais as pessoas, sendo um meio mais rápido para qualificação profissional, acesso ao mundo do trabalho e até a formação em nível superior. Por isso, nosso olhar tem sido voltado também para a juventude“, ressaltou.


 
 Inscrições

Para se inscrever o candidato deve ter a partir de 18 anos (15 anos para algumas tipologias), ensino fundamental I ou II incompletos e atender aos pré-requisitos específicos para cada curso. As inscrições devem ser feitas nos Centros Municipais de Trabalho e Empreendedorismo (CMTE) do Alecrim e da Zona Norte (dependendo do local que seu curso será ofertado), das 8h30 às 16h30. Os candidatos devem levar xerox e originais do RG e do CPF, PIS, NIS, carteira de trabalho, comprovante de residência e de escolaridade.
 
As aulas acontecem no Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (CMTE), equipamento da Prefeitura do Natal voltado para a formação profissional e geração de emprego de oportunidades de emprego e renda. A oferta de cursos muda a cada semestre, de acordo com as demandas do setor produtivo. Os alunos matriculados recebem o material didático e ao final do curso, um certificado de conclusão.