Blog do Dina - Janja posta foto com Haddad para desmentir 'intrigueiros'


Janja posta foto com Haddad para desmentir 'intrigueiros'

13 de abril de 2023 às 14:52

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, publicou em seu perfil no Twitter uma foto com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para tentar dissipar rumores de que os dois teriam se desentendido na viagem à China.

"Intrigueiros ficarão decepcionados", escreveu a primeira-dama brasileira.

A razão do suposto ruído entre os dois teria sido a decisão do Ministério da Fazenda de acabar com a isenção de impostos para produtos de até US$ 50 enviados do exterior por uma pessoa física para outra pessoa física no Brasil.

De acordo com a pasta, empresas se passavam por pessoas físicas para vender a consumidores brasileiros sem pagar impostos.

Elas também dividiriam as vendas em vários pacotes e subfaturariam preços para escapar da taxação.

A medida atinge diretamente consumidores que compram em plataformas como Shein, Shopee e Aliexpress, que passarão a pagar 60% em impostos sobre o valor de cada compra.

E gerou uma avalanche de críticas nas redes sociais. De acordo com o que Janja define como "intrigueiros", ela teria cobrado explicações de Haddad por causa da medida, causando desconforto.

Depois de ouvir as explicações dele, decidiu fazer uma defesa pública da medida.

"A taxação é para as empresas e não para o consumidor", escreveu Janja em resposta ao perfil do Choquei.

A emenda saiu pior do que o soneto: a primeira-dama não só alimentou a polêmica como usou a palavra proibida: "taxação".

Com isso, ela comprometeu os esforços da Fazenda de explicar que não se trata de criar novos tributos ou taxas, mas simplesmente de acabar com uma isenção existente.

O ministério teve que divulgar uma nota para tentar esclarecer o que pretende fazer.

Folha de S. Paulo - Mônica Bergamo