Blog do Dina - Após viagem à China, Lula chega aos Emirados Árabes


Após viagem à China, Lula chega aos Emirados Árabes

15 de abril de 2023 às 11:22

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou neste sábado (15) aos Emirados Árabes, onde tem um encontro com o presidente Mohammed bin Zayed Al Nahyan em Abu Dhabi.

Lula chegou a Abu Dhabi por volta das 7h (horário de Brasília) após dois dias de agenda em uma viagem oficial à China, onde se encontrou com o presidente chinês, Xi Jinping, entre outras autoridades.

Esta é a terceira visita de um presidente brasileiro aos Emirados Árabes Unidos. A primeira foi realizada pelo próprio Lula em 2003. Além disso, o ex-presidente Jair Bolsonaro também visitou o país em viagem oficial.

Segundo informações do governo brasileiro, os Emirados Árabes Unidos estão entre os três principais parceiros comerciais do Brasil no Oriente Médio. Em 2022, o comércio bilateral alcançou US$ 5,7 bilhões, aumento de 74% em relação a 2021, com superávit brasileiro de US$ 739 milhões.

O destaque da troca comercial fica por conta do agronegócio, que responde por quase 60% da pauta de exportações brasileiras ao país.

Viagem à China

No último dia de sua viagem oficial à China, nesta sexta-feira (14), Lula disse que a relação com o país asiático não causa arranhão entre Brasil e Estados Unidos.

A China trava, no cenário internacional, uma disputa com os Estados Unidos, parceiro histórico do Brasil, em áreas cruciais como comércio, indústria e tecnologia.

Mais cedo, Lula se encontrou com o presidente da China, Xi Jinping. Lula disse que "ninguém vai proibir que o Brasil aprimore sua relação com a China".

g1