Blog do Dina - Maior empresa que atuava no Porto de Natal não opera mais no estado


Maior empresa que atuava no Porto de Natal não opera mais no estado

17 de abril de 2023 às 15:26

O Porto de Natal terá uma queda imediata superior a 50% em suas operações. O motivo é que, no fim de semana, a empresa francesa CMA-CGM deixou de operar no terminal potiguar. O prejuízo estimado inicialmente é de R$ 5 milhões por ano, mas a Companhia das Docas do Rio Grande do Norte (Codern) está em busca de alternativas para suprir a falta que a empresa fará.

Desde o ano passado, a Codern já havia sido informada que a CMA não mais atuaria no Rio Grande do Norte. A gigante do transporte marítimo explicou que vai operar com navios de 260 metros, o que impossibilita manobras na foz do Rio Potengi.
 
Essa limitação se deve à altura da Ponte Newton Navarro e à falta de defensas. Devido a isso, apenas barcos com altura inferior a 52 metros e 220 metros de comprimento entram no terminal potiguar. As defensas são estruturas que precisam ser instaladas na base das colunas da ponte, garantindo segurança de modo a suportar o impacto em caso de colisão, sem danos à ponte.

A principal atividade realizada pela empresa no Rio Grande do Norte era o transporte de cargas para a Europa, especialmente frutas. Agora, a operação da transportadora será realizada através de porto no Ceará.

De acordo com a Codern, não há nenhum outro acordo com empresas de transporte marítimo para operação no Porto de Natal. Há uma negociação para que uma grande empresa no setor da fruticultura passe a utilizar o terminal, mas ainda não há a confirmação.

Tribuna do Norte

Foto: Adriano Abreu