Blog do Dina - Moraes manda PF ouvir Gonçalves Dias após divulgação de imagens


Moraes manda PF ouvir Gonçalves Dias após divulgação de imagens

20 de abril de 2023 às 13:03

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na quarta-feira (19) que a Polícia Federal (PF) colha o depoimento do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general da reserva Gonçalves Dias, em até 48 horas.

Dias pediu demissão na quarta-feira (19), após imagens reveladas pela CNN da presença dele no Palácio do Planalto durante os ataques aos Três Poderes em 8 de janeiro. O militar da reserva se tornou o primeiro ministro do governo de Lula a deixar o cargo.

Na decisão, Moraes também determinou que a PF identifique todos os militares que aparecem nas imagens reveladas pela CNN e informe se eles já foram ouvidos. “Caso não tenham sido ouvidos, os depoimentos devem ser realizados em 48 (quarenta e oito) horas”, disse o ministro.

“Na data de hoje, a imprensa veiculou gravíssimas imagens que indicam a atuação incompetente das autoridades responsáveis pela segurança interna do Palácio do Planalto, inclusive com a ilícita e conivente omissão de diversos agentes do GSI”, disse Moraes, em referência ao material divulgado pela CNN na quarta-feira.

Moraes ainda determinou que o substituto de Dias no GSI, Ricardo Cappelli, seja intimado para que identifique, em 24 horas, “todos os servidores civis e militares que aparecem nas citadas imagens e quais as providências tomadas”.

CNN Brasil