Blog do Dina - O casamento de prefeito de 65 anos com adolescente de 16 anos


O casamento de prefeito de 65 anos com adolescente de 16 anos

25 de abril de 2023 às 12:11

O prefeito de Araucária, no Paraná, Hissam Hussein Dehaini, de 65 anos, se casou, no mês passado uma adolescente de 16 anos, Kauane Rode Camargo.

Ela participou do concurso Miss Araucária na categoria teen (para meninas de 15 a 17 anos) e ficou em segundo lugar na competição. A adolescente frequenta o ensino médio em uma escola cívico-militar do município.

Hissam está em seu segundo mandato como prefeito. Ele se divorciou da segunda mulher no ano passado. Seu patrimônio, declarado pela Justiça Eleitoral, é de R$14 milhões em bens.

Hissam e Kauane Rode Camargo apresentaram em 12 de abril os documentos exigidos por lei para se casarem, de acordo com o Jornal Oficial dos Cartórios de Registro Civil do Brasil. Segundo a imprensa local, eles se casaram nessa data.

No Brasil, um menor idade pode se casar com consentimento dos pais. No dia seguinte ao casamento, a mãe de Kauane, Marilene Rode, foi nomeada secretária municipal de Cultura e Turismo da cidade paranaense.

De acordo com a organização Girls not Brides, mais de 2,2 milhões de menores de idade são casadas no Brasil ou vivem numa união estável, sendo cerca de 36% da população feminina brasileira menor de 18 anos.

O Brasil é o quarto país do mundo em números absolutos de casamento infantil, segundo dados recentes da UNICEF.

Segundo Flávia Gomes Cordeiro, promotora de justiça do Piauí, o casamento infantil para meninas traz consequências agravantes, como o serviço doméstico, falta de profissionalização, exclusão do mercado de trabalho, abandono escolar e a restrição da mobilidade e da liberdade.

“O fechamento das escolas, as quebras de vínculos e de muitos serviços, como o Sistema Único de Assistência Social, que deixaram de estar presentes pela própria condição da pandemia, acabam por expor essas meninas a um fator de risco maior de casamento infantil, de abuso. Até a pressão financeira”, disse a promotora.

Vogue